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Dissertações |
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EDUARDO HENRIQUE DA SILVA OLIVEIRA
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Uso de jogos educacionais digitais como ferramenta de auxílio no ensino e aprendizagem de lógica de programação na Educação Profissional e Tecnológica
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Orientador : EMERSON DE SOUSA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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EMERSON DE SOUSA COSTA
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PATRÍCIA MASCARENHAS DIAS
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THIAGO MAGELA RODRIGUES DIAS
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Data: 25/08/2023
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A disciplina de lógica de programação é de suma importância para os cursos técnicos na área de informática, porém, muitos estudantes enfrentam dificuldades iniciais para compreendê-la, resultando em frustração e dificuldades em resolver problemas computacionais específicos. Com o objetivo de promover o aprendizado dos alunos e superar esses obstáculos, os docentes têm recorrido cada vez mais ao uso de jogos educacionais digitais como recursos auxiliares. Nesse contexto, o presente projeto visa pesquisar a aplicação de jogos digitais como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em cursos técnicos de informática. A tese busca avaliar o impacto do uso de um jogo educacional digital, o CodeCombat, como meio de facilitar o aprendizado dos conceitos fundamentais de lógica de programação em uma oficina de estudos destinada a estudantes do 1º ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Proz Educação Profissional, unidade Divinópolis. Através da coleta de dados e técnicas de avaliação, pretende-se investigar a eficácia do emprego de jogos educacionais digitais no aprimoramento da aprendizagem dos estudantes, fornecendo assim insights valiosos para aprimorar o uso dessa abordagem metodológica nas práticas educacionais futuras.
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The discipline of programming logic is of paramount importance for technical courses in the area of informatics, however, many students face initial difficulties in understanding it, resulting in frustration and difficulties in solving specific computational problems. With the aim of promoting student learning and overcoming these obstacles, teachers have increasingly resorted to the use of digital educational games as auxiliary resources. In this context, this project aims to research the application of digital games as facilitating tools in the teaching-learning process in technical courses in informatics. The thesis seeks to evaluate the impact of using a digital educational game, CodeCombat, as a means of facilitating the learning of fundamental concepts of programming logic in a study workshop aimed at students of the 1st year of the technical course in Systems Development at Proz Professional Education, Divinópolis unit. Through data collection and evaluation techniques, it is intended to investigate the effectiveness of using digital educational games in improving student learning, thus providing valuable insights to improve the use of this methodological approach in future educational practices.
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MARIA DE LOURDES CARDÔSO
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O LUGAR DA NORMALIZAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
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Orientador : RODRIGO ALVES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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RODRIGO ALVES DOS SANTOS
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RONALDO ALVES DUARTE
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THIAGO MAGELA RODRIGUES DIAS
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Data: 13/09/2023
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A presente pesquisa tem como tema a normalização dos trabalhos acadêmicos e seu conhecimento por alunos dos cursos técnicos de nível médio. O objetivo geral do estudo foi identificar o nível de conhecimento e/ou de domínio de aplicabilidade que concluintes dos cursos técnicos nível médio na modalidade integrada tinham sobre as NBR da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos, para, com os dados coletados, desenvolver um jogo que pudesse ser utilizado como ferramenta educacional no processo de aprendizagem dessas normas. Nestes termos, o trabalho adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de um estudo de caso que recorreu, inicialmente, a uma pesquisa bibliográfica e documental para, posteriormente, realizar uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento um questionário online para a obtenção dos dados. As informações retornadas apontaram temas que foram abordados na análise dos dados e considerados na construção do produto educacional proposto. Todo esse processo permitiu constatar que os estudantes dos cursos técnicos de nível médio possuem um nível de conhecimento considerado mediano sobre as NBR da ABNT de informação e documentação. A percepção dos estudantes sobre o uso e aplicação das NBR apontou para uma preocupação com o emprego correto e com a aplicabilidade das NBR nos trabalhos acadêmicos produzidos durante o curso. A maioria indicou a importância do uso das NBR para a apresentação dos trabalhos acadêmicos, bem como para garantia dos direitos autorais e para evitar o plágio na elaboração das citações e referências, e ainda para a padronização dos trabalhos acadêmicos e para a divulgação nos meios de divulgação. A partir da aplicação e avaliação do Produto Educacional elaborado com os dados da investigação realizada, pode ser observado que os sujeitos da pesquisa demandam por recursos e estratégias pedagógicas de concretização de novas aprendizagens significativas sobre as NBR da ABNT na EPTNM por meio de um ensino-aprendizagem dinâmico, interativo e aplicado sobre o tema aqui proposto.
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The present study revolves around the standardization of academic work and its comprehension among students of middle-level technical courses. The overarching aim of this research was to discern the level of knowledge and/or mastery pertaining to the applicative understanding possessed by graduates of integrated middle-level technical programs, regarding the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) norms for the creation of academic papers. With the collected data, the objective was to conceive an educational tool in the form of a game, intended to facilitate the learning process of these norms. Within this context, the study adopted a qualitative approach and employed a case study methodology. Initially, it conducted a bibliographical and documentary investigation, followed by a field study that utilized an online questionnaire as the primary datagathering instrument. The acquired insights illuminated themes that informed the data analysis and guided the construction of the proposed educational product. This comprehensive process revealed that students enrolled in middle-level technical courses exhibit a moderate level of familiarity with ABNT norms for information and documentation. Student perceptions concerning the use and application of these norms underscored a concern for their accurate implementation, particularly in academic work produced during the course of study. The majority of respondents emphasized the importance of adhering to ABNT norms for the presentation of academic papers, copyright protection, prevention of plagiarism in citations and references, standardization of academic work, and dissemination in various mediums. Upon implementing and evaluating the Educational Product developed based on the investigation's findings, it became evident that research participants seek resources and pedagogical strategies to effectively internalize meaningful new knowledge about ABNT norms within the Integrated Middle-Level Technical Education context. This demands a dynamic, interactive, and applied teaching and learning approach, aligned with the subject matter at hand.
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FÁBIO JÚNIOR DINIZ
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COMUNICAÇÃO PÚBLICA DIGITAL E RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
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Orientador : VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS
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MATUSALEM DE BRITO DUARTE
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VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
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Data: 15/09/2023
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A presença das Tecnologias da Informação e Comunicação na vida das pessoas no mundo atual trouxe-nos a um modelo social que se tem chamado de Sociedade da Informação, cujos avanços impulsionaram a utilização da internet como um espaço virtual de convívio e interação entre as pessoas. Tal fato levou a uma alteração nas relações sociais, permitindo que os indivíduos participem efetivamente dos processos de comunicação, se organizem e conectem-se por meio de redes digitais com os demais integrantes da comunidade, com outras comunidades, com empresas, organizações e órgãos públicos. Estes últimos,devido ao seu próprio caráter governamental, devem se preocupar em estabelecer essas relações com o cidadão de forma democrática e participativa. Neste sentido, ao tratar-se de uma instituição de ensino público federal, profissional e tecnológico, tal preocupação deve ser ainda maior, pois por sua própria natureza, estas instituições escolares necessitam tornar-se próximas do ambiente em que estão inseridas,de modo a fortalecer a educação profissional através do relacionamento com a comunidade local, visandoo desenvolvimento regional. Com este entendimento, este estudo teve por objetivo principal investigar a importância da relação de uma instituição de ensino profissional e tecnológico – o Campus Bambuí do Instituto Federal de Minas Gerais – com a comunidade através da internet, sob a ótica da comunicação pública. Para isso, foram analisadas suas ações de comunicação em seus meios digitais – portal institucional e redes sociais – identificando informações publicadas, seus conteúdos, o perfil dos visitantes e as características de suas interações com a instituição nestes espaços virtuais. Após a análise destes dados, desenvolveu-se como produto educacional da pesquisa um guia orientativo, em um modelo de cartilha de planejamento estratégico de comunicação utilizando matriz SWOT, com o objetivo de orientar e capacitar gestores e servidores da instituição em suas ações de comunicação com o público e com a sociedade, visando a participação e o envolvimento cada vez maior do cidadão e da comunidade com ainstituição, e contribuindo dessa forma para o fortalecimento da educação profissional no Brasil. O produto foi aplicado junto à equipe atuante na comunicação da instituição, recebendo avaliação muito positiva dos participantes, sendo então considerado aprovado para o intuito em que foi proposto. Com isso, entenderam-se como atendidos os objetivos propostos neste estudo, pois foi possível verificar a importância da comunicação digital para a instituição, em um contexto de comunicação pública, bem como entender as características de sua relação com a comunidade através da internet, e assim desenvolveu-se um produto educacional que pôde levar aos gestores orientações para uma eficiente atuação junto à comunidade através da internet, promovendo assim, educação, cidadania e participação democrática.
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The presence of Information and Communication Technologies in people's lives in today's world has brought us to a social model that has been called the Information Society, whose advances have boosted the use of the internet as a virtual space for people to socialize and interact. This has led to a change in social relations, allowing individuals to effectively participate in communication processes, organize themselves and connect through digital networks with other members of the community, with other communities, with companies, organizations and public bodies. The latter, due to their very governmental nature, must be concerned with establishing these relationships with citizens in a democratic and participatory way. In this sense, when it comes to a federal, professional and technological public education institution, this concern must be even greater, because by their very nature, these schools need to become close to the environment in which they are inserted, in order to strengthen professional education through relationships with the local community, with a view to regional development. With this in mind, the main aim of this study was to investigate the importance of the relationship between a professional and technological education institution - the Bambuí Campus of the Federal Institute of Minas Gerais - and the community via the Internet, from the perspective of public communication. To this end, the institution's communication activities on its digital media - institutional portal and social networks - were analyzed, identifying the information published, its content, the profile of visitors and the characteristics of their interactions with the institution in these virtual spaces. After analyzing this data, the educational product of the research was an orientation guide, in the form of a strategic communication planning booklet using a SWOT matrix, with the aim of guiding and training the institution's managers and staff in their communication actions with the public
and with society, with a view to increasing citizen and community participation and involvement with the institution, and thus contributing to strengthening professional education in Brazil. The product was applied to the institution's communication team and received a very positive evaluation from the participants, so it was considered approved for the purpose for which it was proposed. As a result, the objectives proposed in this study were met, as it was possible to verify the importance of digital communication for the institution, in a public communication context, as well as understand the characteristics of its relationship with the community through the Internet, and thus develop an educational product that could provide managers with guidelines for efficient action with the community through the Internet, thus promoting education, citizenship and democratic participation.
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ANDRÉA CRISTINA DE CARVALHO RODRIGUES
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Contribuições freirianas para a curricularização da extensão como comunicação no CEFET-MG
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Orientador : MATUSALEM DE BRITO DUARTE
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS
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MATUSALEM DE BRITO DUARTE
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VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
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Data: 19/09/2023
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A extensão traz, na sua essência, uma preocupação em manter um vínculo com a sociedade. No momento em que a política pública propõe a obrigatoriedade de inserir 10% das ações extensionistas nos currículos dos cursos de graduação das instituições superiores, emergem espaços para debater acerca das concepções das práticas extensionistas até então vigentes – estariam elas a serviço de um assistencialismo, de um mercantilismo, ou alinhadas às demandas da sociedade? Paulo Freire propôs refletir sobre tais ações, cunhando o termo comunicação como sendo troca de saberes entre os sujeitos, ao ecoar para fora dos muros escolares o que lá se faz, assim como ao trazer para dentro os outros saberes populares. O objetivo desta pesquisa é, por meio de investigação, avaliar o conhecimento e o engajamento dos docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, que atuam na Educação Profissional Tecnológica (EPT), sobre a extensão, a partir de sua concepção como comunicação e da proposta de educação popular freiriana. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, usando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada em profundidade. A análise delas foi feita com base nas premissas da Análise de Conteúdo por temáticas, definidas depois de realizadas as entrevistas com cinco coordenadores e dez professores dos cursos de graduação do campus I do CEFET-MG. Os resultados mostram que os coordenadores e docentes compreendem a extensão como sendo um dos tripés da educação, que leva para a sociedade o conhecimento do que é produzido na academia, porém, parcela dos entrevistados percebe a extensão como assistencialista e voltada para o mercado. Alguns docentes se manifestaram alinha dos à proposta freiriana, acerca da troca de saberes entre sociedade e academia, como forma de estabelecer diálogo entre elas. Esta pesquisa pretendeu contribuir para o debate sobre o tema da curricularização da extensão, no âmbito do CEFET-MG, e, assim foi apresentado um almanaque, como produto educacional, cujo intuito é inspirar os sujeitos diversos na produção de projetos pertinentes à concepção freiriana. Como conclusão, sugere-se ações extensionistas críticas, pautadas na comunicação, no diálogo e na troca de saberes entre academia e comunidade.
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Extension brings in its essence the concern to maintain a bond with society. At the moment in which public policy proposes the mandatory inclusion of extension activities in 10% of undergraduate curricula, spaces emerge to debate about the conceptions of extension practices that were valid until then; would those practices be related to a well-fare policy, to mercantilism or aligned to society demands? Paulo Freire proposes to reflect upon those practices, understanding the term communication as exchange of knowledge between subjects, once it echoes outside school walls what is done out there and brings inside popular knowledge. Our goal is to investigate and evaluate the understanding and engagement of professors of the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais – CEFET-MG, who work in Professional and Technological Education (EPT) about extension from their conceptions of communication and the proposal of Freire’s popular education. This is a qualitative research, using in-depth semi-structured interview. The analysis was made based on Content Analysis by themes method, defined after the interviews were conducted with a questionnaire made for five coordinators and ten professors of undergraduate courses on campus I of CEFET-MG. The results showed that both coordinators and teachers understand the extension as one the tripods of education that takes to society the knowledge being developed in academy, showing, however, that some of them perceive extension as a well-fare policy and market driven. Some professors were aligned to Freire’s proposal of a knowledge exchange between society and academy, establishing a dialog between them. This research intended to contribute with the debate regarding the mandatory extension curricula in CEFET-MG and, therefore, there was the creation of an almanac as an educational product, whose goal is to inspire multiple people to develop projects based on Freire’s conception of education. In conclusion, extension practices focused on critical thinking, communication, dialog and knowledge exchange between the society and the academy are proposed.
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JOSÉ ARIMATÉA DE ALELUIA JÚNIOR
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Segurança do Trabalho e a Construção do Manual de Capacitação: Análise dos riscos do Laboratório de Mecatrônica da Unidade Divinópolis
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Orientador : LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO
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FLAVIO RAIMUNDO GIAROLA
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LUIS FERNANDO SOARES
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Data: 22/09/2023
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Este trabalho visa discutir a importância da Segurança do Trabalho na formação e capacitação de alunos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A prevenção é uma estratégia fundamental para evitar acidentes no espaço de trabalho, assim nos cursos que utilizam laboratórios de práticas exercitarem estes cuidados contribuem para evitar acidentes e conscientizar os discentes da importância da Segurança do Trabalho. Neste sentido, o texto propõe fazer uma análise da legislação brasileira sobre a Segurança do Trabalho e sua importância nas escolas de EPT, tendo como base o estudo de caso do Laboratório de Mecânica do CEFET MG, Campus Divinópolis. Cabe ressaltar, que o estudo foi concentrado na modalidade de ensino médio integrado da EPT. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, uma análise documental, visitas in loco no Laboratório e entrevistas semiestruturada com técnico de laboratório, professores e alunos, e obteve o retorno de dez respostas dos alunos, um dos professores e um do técnico de laboratório. A partir da discussão foi feita uma sugestão de Mapa de Riscos para o Laboratório e posteriormente elaborado um Ebook, no formato de manual, que foi intitulado como “Guia Prático para Elaboração de Mapa de Riscos Ambientais”, como forma de propor um produto educacional que possa ser replicado nas diversas realidades das escolas de EPT.
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This work aims to discuss the importance of Occupational Safety in the training and qualification of Professional and Technological Education (EPT) students. Prevention is a fundamental strategy to avoid accidents in the workplace, so in courses that use practical laboratories, exercising these precautions helps to avoid accidents and make students aware of the importance of Workplace Safety. In this sense, the text proposes to analyze Brazilian legislation on Occupational Safety and its importance in EPT schools, based on the case study of the Mechanical Laboratory at CEFET MG, Campus Divinópolis. It is worth noting that the study was concentrated on the EPT integrated high school modality. To this end, a bibliographical review, a documentary analysis, on-site visits to the Laboratory and semi-structured interviews with a laboratory technician, teachers and students were carried out, and ten responses were received from the students, one from the teachers and one from the laboratory technician. From the discussion, a suggestion for a Risk Map for the Laboratory was made and an Ebook was subsequently created, in manual format, which was titled “Practical Guide for Preparing an Environmental Risk Map”, as a way of proposing an educational product that can be replicated in the different realities of EPT schools
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CRISLENE SILVA DE SOUSA
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CRITÉRIOS ESSENCIAIS PARA DEPÓSITO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
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Orientador : THIAGO MAGELA RODRIGUES DIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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EMERSON DE SOUSA COSTA
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PATRÍCIA MASCARENHAS DIAS
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THIAGO MAGELA RODRIGUES DIAS
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Data: 25/09/2023
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As instituições de ensino são locais de pesquisa e destas emergem produções acadêmicas e novos conhecimentos despertados neste campo. Nesse contexto, existem ferramentas tecnológicas a serviço da educação, aos quais podemos fazer uso para garantia da qualidade do ensino, assim os repositórios institucionais, destacam-se por serem sistemas capazes de propulsionar as produções acadêmicas, contribuir com a democratização da informação e ampliar a visibilidade e divulgação das produções acadêmicas, técnicas e científicas. Sabemos que a qualidade na elaboração dos trabalhos para depósito em repositórios institucionais é uma preocupação que vai além de bancas de conclusão de curso. E atualmente se exige cada vez mais o depósito e uso de ferramentas de disseminação das produções, até mesmo para servir à comunidade, publicando assim de forma transparente as produções que são geradas principalmente em instituições públicas de ensino. Nesse aspecto, o presente trabalho fruto do Programa de Mestrado do ProfEPT, objetivou investigar as regras recomendadas nos cursos técnicos da Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal, e assim delinear critérios/requisitos básicos de elaboração de trabalhos de conclusão de curso para disponibilização no repositório institucional da UFV, critérios esses que influem na qualidade de um repositório institucional. Foi utilizado a metodologia de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, e ainda utilizada a técnica de observação participante e aplicação de questionário estruturado. Todo material foi averiguado em suas características enquanto fatores que acrescentam qualidade aos repositórios. Agrupamos então tais informações, criamos o produto educacional que nomeamos de Guia: critérios essenciais para depósito dos trabalhos de conclusão de curso técnicos e profissionalizantes no repositório institucional, requisitos únicos para nortear todos os trabalhos dos cursos técnicos, este foi o principal objeto deste estudo, valorizando as produções acadêmicas da educação profissional e tecnológica.
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Teaching institutions are places of research and from these emerge academic productions and new knowledge awakened in this field. In this context, there are technological tools at the service of education, which we can make use of to guarantee the quality of teaching, as well as institutional repositories, stand out for being systems capable of boosting academic production, contributing to the democratization of information and expanding the visibility and dissemination of academic, technical and scientific productions. We know that the quality in the preparation of works for deposit in institutional repositories is a concern that goes beyond course conclusion boards. And currently, the deposit and use of production dissemination tools is increasingly required, even to serve the community, thus publishing in a transparent way the productions that are generated mainly in public educational institutions. In this regard, the present work, fruit of the ProfEPT Master's Program, aimed to investigate the rules recommended in the technical courses at the Federal University of Viçosa Campus Florestal, and thus outline basic criteria/requirements for the elaboration of course conclusion works to be made available in the institutional repository UFV, criteria that influence the quality of an institutional repository. A bibliographical research methodology was used, with a qualitative approach, and the participant observation technique and the application of a structured questionnaire were also used. All material was checked for its characteristics as factors that add quality to the repositories. We then grouped such information, created the educational product that we named Guide: essential criteria for depositing technical and professional course completion papers in the institutional repository, unique requirements to guide all work of technical courses, this was the main object of this study, valuing the academic productions of professional and technological education.
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ARLEM DOUGLAS VELOSO
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Conhecimentos de servidores do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Formiga sobre o Transtorno do Espectro do Autismo
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Orientador : MATUSALEM DE BRITO DUARTE
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS
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MATUSALEM DE BRITO DUARTE
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VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
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Data: 26/09/2023
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O presente estudo concentra-se no conhecimento dos servidores sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em uma instituição de educação profissional e tecnológica (EPT). A pesquisa foi impulsionada pela importância de se promover a inclusão efetiva de alunos com TEA na EPT. O objetivo principal foi avaliar o conhecimento de técnicos administrativos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga - sobre a inclusão desses alunos, visando à criação de um produto para aprimorar o trabalho. Isso envolve objetivos específicos, como entender a inclusão escolar e sua aplicação na EPT, além de explorar a legislação e diretrizes relacionadas ao TEA e à inclusão na instituição. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin, incluindo entrevistas semiestruturadas com os servidores do Campus Formiga para avaliar seu conhecimento sobre o autismo. A análise revelou conhecimento limitado sobre o TEA, indicando a necessidade de mais divulgação. Recomendam-se cursos, palestras e seminários para capacitar os servidores no entendimento do autismo e no manejo efetivo de alunos com TEA. Os resultados destacaram a importância da inclusão escolar no Campus Formiga, demonstrando compromisso com a diversidade e igualdade. No entanto, um dos principais desafios identificados foi a falta de um profissional especializado para trabalhar em sala de aula com os alunos com TEA. O suporte especializado foi essencial para promover o pleno desenvolvimento dos alunos com TEA em um ambiente educacional inclusivo. Em resumo, o estudo destaca a importância de se aprimorar o conhecimento dos servidores sobre o TEA e a inclusão, bem como investir em recursos e profissionais especializados para garantir a inclusão efetiva desses alunos na EPT. Como sugestão de produto educacional, propomos um curso de aperfeiçoamento sobre autismo na EPT, com módulos oferecendo soluções para resolver a demanda que surgiram nos resultados da análise das entrevistas. O conhecimento adquirido no curso refletirá comprometimento real com ambientes educacionais mais inclusivos e sustentáveis, impulsionando um impacto positivo duradouro.
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The present study focuses on the knowledge of public servants about autism spectrum disorder (ASD) in a professional and technological education institution (EPT). The research was driven by the importance of promoting the effective inclusion of students with ASD in EPT. The main objective was to evaluate the knowledge of administrative technicians and professors of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga - about the inclusion of these students, aiming at the creation of a product to improve the work. This involves specific objectives, such as understanding school inclusion and its application in EPT, as well as exploring legislation and guidelines related to ASD and inclusion in the institution. The methodology used was Bardin's content analysis, including semi-structured interviews with Campus Formiga employees to assess their knowledge about autism. The analysis revealed limited knowledge about ASD, indicating the need for more disclosure. Courses, lectures and seminars are recommended to train employees in the understanding of autism and in the effective management of students with ASD. The results highlighted the importance of school inclusion on Campus Formiga, demonstrating commitment to diversity and equality. However, one of the main challenges identified was the lack of a specialized professional to work in the classroom with students with ASD. The specialized support was essential to promote the full development of students with ASD in an inclusive educational environment. In summary, the study highlights the importance of improving the knowledge of public servants about ASD and inclusion, as well as investing in resources and specialized professionals to ensure the effective inclusion of these students in EPT. As a suggestion for an educational product, we propose an improvement course on autism at EPT, with modules offering solutions to solve the demand that arose in the results of the analysis of the interviews. The knowledge gained on the course will reflect a real commitment to more inclusive and sustainable educational environments, driving a lasting positive impact.
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ANDERSON RIBEIRO DE OLIVEIRA SANTOS SILVA
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MEMÓRIAS DA ESCOLA PROFISSIONAL FERROVIÁRIA DE DIVINÓPOLIS-MG (1941–1972)
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Orientador : FLAVIO RAIMUNDO GIAROLA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIO RAIMUNDO GIAROLA
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JOSE GERALDO PEDROSA
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JOSÉ HELENO FERREIRA
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Data: 26/09/2023
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Este trabalho apresenta uma pesquisa histórica desenvolvida para o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica — PROFEPT, na linha de pesquisa 2, Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica — EPT, Macroprojeto 1 – História e Memórias no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Foi feito um estudo histórico sobre a educação profissional em Divinópolis, uma cidade situada na região centro-oeste do estado de Minas Gerais. O período da investigação compreende as décadas de 1941 a 1972, e teve como foco a Escola Profissional Ferroviária de Divinópolis — EPFD, fundada pela Rede Mineira de Viação — RMV em 1941 encerrou suas atividades em 1972. Esta pesquisa, além de ser um resgate de um fragmento da história do município, servirá como material didático sobre a história local e também como ferramenta pedagógica, tanto para professores quanto para alunos da EPT. Estudar esse recorte histórico possibilitará compreender melhor a evolução da educação profissional no município, servindo como fonte para novas pesquisas e formação dos profissionais atuantes na área.
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This project presents a historical research proposal developed for the Professional and Technological Education Graduate Program - PROFEPT, in research line 2, Organizations and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education - EPT, Macroproject 1 - History and Memories in the Context of Professional and Technological Education. The aim is to conduct a historical study on professional education in Divinópolis, a city in the interior of Minas Gerais, located in the central-west region of the state. The research period comprises the decades from 1941 to 1972, and will focus on the Ferroviária Professional School of Divinópolis - EPFD, founded by Rede Mineira de Viação - RMV in 1941. This research, in addition to being a rescue of a fragment of the municipality's history, will serve as teaching material on local history and as a pedagogical tool for both teachers and students of EPT. Studying this historical segment will make it possible to better understand the evolution of professional education in the municipality, serving as a source for new research and training of professionals working in the area.
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LUCIANE MARQUES RIBEIRO
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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ENTRE SABERES E PRÁTICAS
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Orientador : MARIA ADELIA DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA ADELIA DA COSTA
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RODRIGO ALVES DOS SANTOS
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NATALIA VALADARES LIMA
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Data: 27/09/2023
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A avaliação, um elemento crucial no contexto escolar, frequentemente é mal interpretada e reduzida a meros testes de conhecimento. Mesmo docentes de ensino superior, como eu, enfrentam desafios em desenvolver avaliações apropriadas. No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essa tarefa é amplificada devido à necessidade de uma formação integral do discente. Esta pesquisa qualitativa, focada nos docentes da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio - EPTNM do CEFET-MG, buscou entender como os educadores formam seus saberes avaliativos e as práticas associadas. Os dados empíricos foram coletados por meio de questionário enviado a docentes atuantes em Divinópolis e Araxá, locais que apresentam um menor e maior índice de reprovação, respectivamente, segundo a pesquisa de Silvas (2018). Os resultados mostraram uma lacuna na preparação dos docentes para avaliações, mesmo entre aqueles com formação em licenciatura, bem como um possível paralelo entre os contextos dos docentes dos lócus escolhidos, a fim de possivelmente justificar a sumária diferença entre os índices de reprovação dos discentes em ambas as unidades. Como produto educacional, um Podcast foi produzido com base nos resultados da pesquisa, a fim de informar e apoiar outros educadores na EPT, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos da avaliação. Este trabalho é significativo para a educação brasileira, preenchendo uma lacuna em pesquisas sobre a temática da avaliação na EPT.
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Assessment, a crucial element in the school context, is often misunderstood and reduced to mere tests of knowledge. Even in higher education, like myself, face challenges in developing comprehensive teacher assessments. In the context of Professional and Technological Education (EPT), this task is expanded due to the need for a comprehensive education of the student. This qualitative research, focused on teachers of Professional and Technical Education of Medium Level - EPTNM of CEFET-MG, sought to understand how educators form their evaluative knowledge and associated practices. Empirical data were collected through a questionnaire sent to teachers working in Divinópolis and Araxá, places that have a lower and higher failure rate, respectively, according to research by Silvas (2018). The results showed a gap in the preparation of teachers for evaluations, even among those with a teaching degree, as well as a possible parallel between the contexts of teachers in the chosen locus, in order to possibly explain the brief difference between the failure rates of students in both as units. As an educational product, a Podcast was produced based on the research results, in order to inform and support other EFA educators, addressing both theoretical and practical aspects of assessment. This work is significant for Brazilian education, filling a gap in research on the topic of assessment in EPT
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Maria Amélia Giannecchini Fernandes Rocha Souto
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CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: estudo de caso sobre projetos integradores em um curso de meio ambiente da RFEPCT
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Orientador : JOSE GERALDO PEDROSA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA SANTOS DINIZ
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JOSE GERALDO PEDROSA
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LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO
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Data: 28/09/2023
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Este trabalho foi escrito no intuito de apresentar os resultados obtidos na pesquisa de dissertação de mestrado intitulada: currículo integrado na educação profissional técnica de nível médio: estudo de caso sobre projetos integradores em um curso de meio ambiente da RFECPT. São extensas as discussões que tratam das dificuldades das instituições de ensino técnico e tecnológico em efetivar o ensino integrado. Isso ocorre, embora exista um documento base com instruções, princípios e finalidades definidas. Não foi diferente com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - campus Bambuí, que possui vários cursos técnicos de nível médio na modalidade integrada. Na tentativa de vencer estas dificuldades, foi criado no campus o Curso Técnico em Meio Ambiente, com base em ações e projetos integradores, no intuito de vencer as dificuldades apresentadas e ser referência para os demais cursos. O objetivo da pesquisa foi compreender os usos e os êxitos dos projetos integradores nas práticas de ensino do curso técnico em meio ambiente (EPTNM) do Campus de Bambuí do IFMG. O método utilizado consistiu na análise documental de seus projetos, assim como em entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores que trabalham/trabalharam no curso. Entre as descobertas estão uma série de êxitos referentes à descompartimentalização do currículo e práticas de integração disciplinar. O produto educacional que resulta da pesquisa é um folder cuja finalidade é proporcionar visibilidade às ações exitosas de integração curricular.
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This dissertation, whose theme is integrated curriculum and integrative projects, presents the results obtained in a master's thesis research entitled: integrated curriculum in secondary technical professional education: case study on integrative projects in an environment course at RFECPT. There are extensive discussions that deal with the difficulties of technical and technological education institutions in implementing integrated education. This occurs, although there is a base document with instructions, principles and defined purposes. It was no different with the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Bambuí campus, which has several high-level technical courses in the integrated modality. In an attempt to overcome these difficulties, the Technical Course on the Environment was created on campus, based on integrative actions and projects, with the aim of overcoming the difficulties presented and being a reference for the other courses. The objective of the research was to understand the uses and successes of integrative projects in the teaching practices of the technical course on the environment (EPTNM) at the Bambuí Campus of the IFMG. The method used consisted of document analysis of their projects, as well as semi-structured interviews with professors and coordinators who work/worked on the course. Among the findings are a series of successes regarding curriculum decompartmentalization and disciplinary integration practices. The educational product that results from the research is a folder whose purpose is to provide visibility to successful curricular integration actions.
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AEDSON NASCIMENTO PARREIRAS
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ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO INDUSTRIAL: estudo sobre a Metodologia SENAI de educação profissional
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Orientador : JOSE GERALDO PEDROSA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA SANTOS DINIZ
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JOSE GERALDO PEDROSA
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ROSEANE DE AGUIAR LISBOA NARCISO
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Data: 29/09/2023
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A educação profissional desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) nas últimas décadas tem sido pautada por uma concepção de formação para o trabalho, que se adapta de maneira eficiente à dinâmica das empresas, buscando constantemente aprimorar a sua competitividade. Atualmente a Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP) é o principal documento para a elaboração de propostas de formação profissional da entidade e este projeto propõe uma pesquisa da metodologia, traz reflexões dos fundamentos e princípios que norteiam a prática docente e as novas estratégias desenvolvidas e adotadas no SENAI. A fim de apropriar-se com mais profundidade sobre as diferentes práticas de ensino da MSEP, a presente pesquisa investiga a sua evolução, desde a sua concepção até a atualidade e sua relevância para a formação dos profissionais da educação do sistema. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as práticas de ensino da metodologia e visa aprimorar a formação dos instrutores do SENAI. Esse projeto foi realizado com base em uma abordagem documental e bibliográfica onde analisaram-se documentos do Departamento Nacional do SENAI e a própria MSEP e buscou-se o entendimento do atual modelo de ensino adotado pelo SENAI, bem como suas principais mudanças ao longo do tempo. A importância desse estudo se deu pela necessidade de compreender suas fases, processos, etapas, inter-relações e suas principais mudanças desde o seu surgimento. O resultado desta pesquisa foi a criação de um produto educacional em forma de e-book direcionado aos instrutores do SENAI a fim de orientá-los em suas ações e reflexões acerca do desenvolvimento de suas atividades. Este material apresenta a operacionalização da MSEP e de alguns documentos normativos de forma sintetizada, com o intuito de suprir as lacunas dos instrutores em relação ao uso da metodologia e fornecer subsídios para que possam promover uma educação profissional de qualidade alinhada às demandas do mercado de trabalho atual.
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: Professional education developed by the National Service for Industrial Learning (SENAI) in recent decades has been guided by a concept of training for work, which efficiently adapts to the dynamics of companies, constantly seeking to improve their competitiveness. Currently, the SENAI Professional Education Methodology (MSEP) is the main document for the preparation of professional training proposals for the entity and this project proposes a research of the methodology, brings reflections on the fundamentals and principles that guide the teaching practice and the new strategies developed and adopted at SENAI. In order to learn more deeply about the different teaching practices at MSEP, this research investigates its evolution, from its conception to the present day, and its relevance for the training of education professionals in the system. The objective is to deepen knowledge about the teaching practices of the methodology and aims to improve the training of SENAI instructors. This project was carried out based on a documentary and bibliographical approach where documents from the National Department of SENAI and MSEP itself were analyzed and an understanding of the current teaching model adopted by SENAI was analyzed, as well as its main changes over time. The importance of this study was due to the need to understand its phases, processes, stages, interrelationships and its main changes since its inception. The result of this research was the creation of an educational product in the form of an e-book aimed at SENAI instructors in order to guide them in their actions and reflections on the development of their activities. This material presents the operationalization of the MSEP and some normative documents in a summarized way, with the aim of filling the gaps of the instructors in relation to the use of the methodology and providing subsidies so that they can promote a quality professional education aligned with the demands of the labor market current.
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ROGÉRIO COSTA CANTO
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Banco de Oportunidades para Vagas de Estágio e Trabalho: Uma proposta na interlocução entre o IFMG Campus Formiga e a Sociedadee
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Orientador : RAPHAEL FREITAS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO
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MÔNICA LANA DA PAZ
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RAPHAEL FREITAS SANTOS
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Data: 02/10/2023
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O Setor de Estágios do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga - dedica-se à gestão dos processos relativos às atividades de estágio e, ainda, ao controle e formalização da divulgação das ofertas de vagas de estágio e trabalho disponibilizadas pelos meios oficiais do campus. Considera-se que atrair as concedentes de vagas de estágio e trabalho por meio de um bom canal de interlocução com a instituição de ensino é muito importante para estimular o fortalecimento dos programas de estágio e para a inserção dos egressos em vagas de trabalho. Partindo-se dessa hipótese, questiona-se: a forma de divulgação, coleta de informações e acesso ao campus para o oferecimento de vagas de estágio e trabalho atendem aos anseios de todas as partes interessadas nessa interlocução? Como resposta a esse problema, esta pesquisa buscou identificar os aspectos relevantes que pudessem colaborar para aprimorar essa relação entre as concedentes de estágio e o IFMG - Campus Formiga. A abordagem desta investigação foi qualitativa e envolveu os servidores da instituição que possuem algum vínculo com os programas de estágio, bem como as concedentes de estágio cujas ofertas de vagas foram direcionadas para os alunos dos cursos técnicos e bacharelados da instituição. A análise de conteúdo (BARDIN, 2011) contribuiu na interpretação dos dados e na discussão dos resultados. Os resultados apontam para uma insatisfação com a forma atual de divulgação e que o formulário hoje utilizado atende, mas dificulta com que oportunidades de estágio e emprego sejam divulgadas no campus. O produto educacional elaborado a partir deste estudo é um sistema computacional destinado ao processo de controle, organização e acesso de vagas para estágio e trabalho ofertadas no IFMG - Campus Formiga. Espera-se com este estudo beneficiar a interlocução entre os setores econômicos da sociedade e o campus, contribuindo para que mais vagas de estágio e trabalho sejam ofertadas e, com isso, favorecendo com que os estudantes tenham contato direto com o meio profissional, possibilitando que seja colocado em prática o que aprenderam em sala de aula.
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The Internship Sector of the Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga - is dedicated to managing processes related to internship activities and also controlling and formalizing the dissemination of internship and job vacancies made available through official campus channels. It is considered that attracting those granting internship and work vacancies through a good communication channel with the educational institution is very important to encourage the strengthening of internship programs and the insertion of graduates into job vacancies. Based on this hypothesis, the question arises: does the form of dissemination, collection of information and access to the campus for offering internship and job vacancies meet the desires of all parties interested in this dialogue? In response to this problem, this research sought to identify the relevant aspects that could help to improve this relationship between internship grantors and IFMG - Campus Formiga. The approach of this investigation was qualitative and involved the institution's employees who have some connection with the internship programs, as well as the internship grantors whose vacancy offers were directed to students of the institution's technical and bachelor's courses. Content analysis (BARDIN, 2011) contributed to the interpretation of data and the discussion of results. The results point to dissatisfaction with the current form of disclosure and that the form currently used meets the requirements, but makes it difficult for internship and job opportunities to be advertised on campus. The educational product created from this study is a computer system intended for the process of controlling, organizing and accessing internship and work vacancies offered at IFMG - Campus Formiga. This study is expected to benefit dialogue between the economic sectors of society and the campus, contributing to more internship and work vacancies being offered and, therefore, encouraging students to have direct contact with the professional environment. , enabling them to put into practice what they learned in the classroom.
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ANA CLAUDIA SANTOS
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INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO.
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Orientador : RODRIGO ALVES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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RODRIGO ALVES DOS SANTOS
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ALBA VALERIA APARECIDA DURAES
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ALESSANDRA FONSECA DE MORAIS
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Data: 02/10/2023
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A presente pesquisa tem como tema os novos direcionamentos e demandas quanto ao trabalho com a leitura literária e a promoção dos letramentos nos anos finais da educação básica, a partir do uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). O objetivo geral do estudo foi identificar qual é o lugar atribuído às TIDC por professores de Língua Portuguesa durante o trabalho com a leitura literária realizado em cursos da modalidade integrada da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) em escolas públicas estaduais da região centro-oeste mineira para, a partir desses dados, implementar um webinário sobre uso das TDIC na formação do leitor de literário nesse contexto. As justificativas para a realização do estudo foram o percurso profissional dos docentes e a relação que estabelecem com o estudo do texto literário e o uso das TDIC. Nestes termos, o trabalho adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento um questionário online para a obtenção dos dados. A partir da aplicação do instrumento de coleta de dados, o retorno das informações apontou temas que foram abordados no webinário – produto educacional desta pesquisa – que, depois de executado, também foi avaliado e serviu de reflexão na dissertação. Todo esse processo permitiu constatar que muitos docentes que atuam nas instituições pesquisadas reconhecem o valor e a importância do estudo do texto literário, mas encontram dificuldade de aplicar as TDIC como estratégia de intervenção pedagógica e extrapolar a ideia de utilidade do texto literário. Nestes termos, após a aplicação e a avaliação do Produto Educacional planejado a partir da investigação realizada, observa-se que os sujeitos de pesquisa reconhecem a necessidade de formação continuada sobre a temática, indicando que o produto educacional deve ser replicado em outros contextos e alcance outros espaços de formação.
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This very research has as its main subject the new directions and demands regarding working with literary reading and the promotion of literacy in the final years of elementary education, based on the use of Digital Communication and Information Technologies (TDIC- Brazilian abbreviation). The main objective of this study was to identify the position attributed to TIDC by Portuguese language teachers during work with literary reading accomplished in courses in the integrated modality of secondary technical professional education (EPTNM- Brazilian abbreviation) in state public schools in the mid-west region of Minas Gerais to, based on this data, implement a webinar about use of TDIC in the evolution and formation of literary readers in this context. The justifications for the development of this study were the teachers' professional background and the relationship they establish with the study of literary texts and the use of TDIC. In these terms, the study adopted a qualitative approach and it used bibliographical research, then a field research that used an online questionnaire as an instrument to obtain data. From the application of the data collection instrument, the return of information pointed out themes that were mentioned in the webinar – educational product of this research – which, after completion, it was also evaluated and served as a mirror in the dissertation. This entire process revealed that many teachers who work in the institutions in this context recognize the value and importance of studying literary texts, but they find it difficult to apply TDIC as a pedagogical intervention strategy and extrapolate the idea of the usefulness of literary texts. Therefore, after the application and estimate of the Educational Product planned based on the investigation accomplished, it is observed that the research subjects recognize the need for continued improvement on the topic, indicating that the educational product must be replicated in other contexts and reach other improvement and training spaces.
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CLEUSA APARECIDA RIBEIRO ROCHA
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A influência da afetividade na relação professor-aluno para a construção da autoestima profissional dos estudantes da Educação Profissional E Tecnológica.
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Orientador : SABINA MAURA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSÉ HELENO FERREIRA
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MARIA ADELIA DA COSTA
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SABINA MAURA SILVA
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Data: 02/10/2023
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A pesquisa desenvolvida tem como objeto de estudo a afetividade, no nível da relação professor-aluno, e sua influência para a construção da autoestima profissional dos estudantes da EPT. O problema que orienta a pesquisa sintetiza-se na seguinte questão: como a afetividade nas relações professor-aluno, contribui para o desenvolvimento da autoestima profissional dos estudantes da EPT? A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como campo empírico as unidades de ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), integrante do Sistema S, situadas na cidade de Divinópolis, MG, tendo como sujeitos os estudantes maiores de idade matriculados nos Cursos Técnicos Noturnos presenciais, na forma subsequente e os professores atuantes nessa forma de ensino. O objetivo geral da pesquisa é compreender o papel da afetividade na relação professor-aluno, tendo em vista apreender como dimensão afetiva dessa relação pode contribuir para o desenvolvimento da autoestima profissional dos estudantes da EPT. Para alcançar esse objetivo, além de revisão de literatura, foram analisadas as respostas dos sujeitos da pesquisa Os resultados mostram que a afetividade na relação entre professor-aluno influencia na aprendizagem e na construção da autoestima profissional, conforme percebido no estudo teórico. Os resultados subsidiaram a produção do produto educacional, a Cartilha Afetividade e Autoestima na EPT, elaborada em formato textual, a qual traz orientações e sugestões de textos para leitura, essenciais para colaborar com os professores em sua atuação pedagógica.
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The research developed has as its object of study affectivity, at the level of the teacher-student relationship, and its influence on the construction of professional self-esteem of EPT students. The problem that guides the research is summarized in the following question: how does affectivity in teacher-student relationships contribute to the development of professional self-esteem in EPT students? The investigation was developed through bibliographical research and field research, using as empirical field the teaching units of the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais – CEFET/MG and the National Commercial Learning Service (Senac), part of the S System , located in the city of Divinópolis, MG, having as subjects students of legal age enrolled in face-to-face Evening Technical Courses, in the subsequent form, and teachers working in this form of teaching. The general objective of the research is to understand the role of affectivity in the teacher-student relationship, with a view to understanding how the affective dimension of this relationship can contribute to the development of professional self-esteem of EPT students. To achieve this objective, in addition to a literature review, the responses of the research subjects were analyzed. The results show that affection in the relationship between teacher and student influences learning and the construction of professional self-esteem, as perceived in the theoretical study. The results supported the production of the educational product, the Affection and Self-Esteem Booklet at EPT, prepared in textual format, which provides guidelines and suggestions for texts for reading, essential for collaborating with teachers in their pedagogical work
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IZABELE FIGUEIREDO MASCARENHAS
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O estágio profissional supervisionado no IFMG - Campus Formiga
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Orientador : RAPHAEL FREITAS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS
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MATUSALEM DE BRITO DUARTE
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RAPHAEL FREITAS SANTOS
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Data: 02/10/2023
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Esta dissertação teve como objetivo compreender e avaliar o significado do estágio profissional supervisionado no contexto do Ensino Médio Profissional e Tecnológico. A conexão escola-trabalho é princípio da educação profissional tecnológica (EPT) que inclui a prática do estágio como atividade capaz de desenvolver no estudante habilidades e competências que podem prepará-lo para o mundo do trabalho. Neste contexto, a pesquisa teve como foco o entendimento da experiência vivida no estágio profissional obrigatório e não obrigatório, sua conexão prática com a teoria acadêmica e sua contribuição para a inserção no mercado de trabalho ou na continuidade dos estudos na área de formação técnica cursada pelo discente. A pesquisa foi desenvolvida com método qualitativo, com pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada aplicada no grupo escolhido: egressos que realizaram estágio não obrigatório e egressos que realizaram estágio profissional supervisionado (obrigatório). A interpretação dos dados coletados demonstrou que o estágio, seja ele obrigatório ou não, pode ser uma atividade relevante para a inserção no mundo do trabalho. As reflexões e conclusões da pesquisa resultaram na elaboração de produto educacional: um roteiro e vídeo educacional/instrucional com o propósito de estreitar e fortalecer a conexão entre escola-trabalho. O locus estudado foi o IFMG – Campus Formiga, no seu Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio.
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This dissertation aimed to understand and evaluate the meaning of supervised professional internship in the context of Professional and Technological High School. The school-work connection is a principle of technological professional education (EPT) which includes the practice of internships as an activity capable of developing in students skills and competencies that can prepare them for the world of work. In this context, the research focused on understanding the experience lived in the mandatory and non-mandatory professional internship, its practical connection with academic theory and its contribution to insertion in the job market or the continuity of studies in the area of technical training studied by the student. The research was developed using a qualitative method, with bibliographical research, document analysis and semi-structured interviews applied to the chosen group: graduates who completed a non-mandatory internship and graduates who completed a supervised (mandatory) professional internship. The interpretation of the data collected demonstrated that the internship, whether mandatory or not, can be a relevant activity for entering the world of work. The reflections and conclusions of the research resulted in the creation of an educational product: an educational/instructional script and video with the purpose of bringing closer and strengthening the connection between school and work. The locus studied was IFMG – Campus Formiga, in its Technical Course in Administration Integrated into High School.
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SANDRA PEREIRA CAMPOS CARDOSO
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A Educação Ambiental como princípio educativo em espaços não formais
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Orientador : VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS
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MATUSALEM DE BRITO DUARTE
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VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
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Data: 03/10/2023
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O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Profissional e Tecnológica é essencial, principalmente por atender às necessidades locais e formar cidadãos críticos. Nessa perspectiva, a formação integral proposta pela Educação Profissional e Tecnológica, visa formar o ser humano para a vida e para o trabalho e a Educação Ambiental é parte indissociável dessa formação. Neste sentido, a Educação Profissional e Tecnológica com modalidade educacional, com vistas à preparação para o exercício de profissões, pode se estabelecer em espaços de educação formal e não formal. Assim, o desenvolvimento deste estudo, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, ratifica-se pela necessidade de formação/capacitação humana e integral de profissionais inseridos no mundo do trabalho em ambiente não formal de aprendizagem. Partindo disto, este estudo dissertativo teve como objetivo geral analisar a dinâmica do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente do município de Luz/MG e contribuir para o processo de formação integral na atuação profissional e cidadã vivenciada por esse grupo. E teve como objetivos específicos: estudar elementos relacionados com a sustentabilidade ambiental, educação ambiental, planejamento ambiental e relação meio ambiente e educação profissional e tecnológica;investigar a percepção ambiental dos conselheiros de meio ambiente, identificando suas concepções prévias no tocante à arborização urbana, contribuindo para a formação de cidadãos com uma leitura crítica da realidade ambiental; analisar o Regimento Interno do CODEMA e elaborar um produto educacional para a práxis da educação ambiental, que contemple a temática arborização urbana, com vistas à gestão participativa e a uma formação humana e integral. Optou-se, nesta pesquisa, pela abordagem qualitativa, que é conduzida dentro do ambiente natural e está situada dentro do contexto dos participantes, permitindo um melhor envolvimento entre pesquisador e envolvidos. Para a coleta de dados foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente aos conselheiros titulares do CODEMA. Como resultado das entrevistas, os conselheiros evidenciaram que ações de formação, capacitação, aperfeiçoamento e informação continuada em questões relacionadas ao meio ambiente, são necessárias para melhor desempenharem suas atribuições no CODEMA. Observou-se que a grande maioria dos entrevistados, manifestou e sugeriu a elaboração de uma guia ou manual de arborização urbana, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade da vida no município, através da gestão da arborização. Então, essa pesquisa desenvolveu como produto educacional, um Guia de Arborização Urbana, como estratégia pedagógica de capacitação profissional e formação cidadã do CODEMA. Os participantes da pesquisa, demonstraram de forma satisfatória a replicação do produto, podendo ser aplicado não só no CODEMA, mas também em escolas e para a população em geral, proporcionando subsídios para a formação de cidadãos conscientes do seu papel em relação às questões da arborização urbana. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com o desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Profissional e Tecnológica, contribuindo com a formação omnilateral, possibilitando aos indivíduos o preparo para o trabalho, para o exercício da cidadania e também para a vida.
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The development of Environmental Education in Professional and Technological Education is essential, mainly because it meets local needs and trains critical and environmentally literate citizens. From this perspective, the comprehensive training proposed by Professional and Technological Education aims to train human beings for life and work and Environmental Education is an inseparable part of this training. In this sense, Professional and Technological Education with an educational modality, with a view to preparing for the exercise of professions, can be established in formal and non-formal education spaces. Thus, the development of this study, in the context of Professional and Technological Education, confirms the need for human and comprehensive training/qualification of professionals inserted in the world of work in a non-formal learning environment. Based on this, this dissertation study had the general objective of analyzing the dynamics of the Municipal Council for the Defense and Conservation of the Environment in the municipality of Luz/MG and contributing to the process of comprehensive training in the professional and civic activities experienced by this group. Its specific objectives were: to study elements related to environmental sustainability, environmental education, environmental planning and the relationship between the environment and professional and technological education; investigate the environmental perception of environmental advisors, identifying their previous conceptions regarding urban afforestation, contributing to the formation of citizens with a critical reading of environmental reality; analyze CODEMA's Internal Regulations and develop an educational product for the practice of environmental education, which addresses the theme of urban afforestation, with a view to participatory management and comprehensive human training. In this research, we opted for a qualitative approach, which is conducted within the natural environment and is located within the context of the participants, allowing better involvement between the researcher and those involved. To collect data, semi-structured interviews were conducted, applied individually to CODEMA councilors. As a result of the interviews, the counselors demonstrated that training, training, improvement and continued information on issues related to the environment are necessary to better carry out their duties at CODEMA. It was observed that the vast majority of those interviewed expressed and suggested the creation of a guide or manual on urban afforestation, as a way of contributing to improving the quality of life in the municipality, through the management of afforestation. So, this research developed as an educational product, an Urban Afforestation Guide, as a pedagogical strategy for professional training and citizen training for CODEMA. The research participants satisfactorily demonstrated the replication of the product, which can be applied and implemented not only in CODEMA, but also in schools and the population in general, providing support for the formation of citizens aware of their role in relation to issues of urban afforestation. We hope that this research can contribute to the development of Environmental Education in Professional and Technological Education, helping and contributing to omnilateral training, enabling individuals to prepare for work, for the exercise of citizenship and also for life.
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OSCAR PRAGA DE SOUZA
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Acompanhamento de egressos da Educação Profissional e Tecnológica: um passo na concepção e gestão de políticas educacionais
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Orientador : EMERSON DE SOUSA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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EMERSON DE SOUSA COSTA
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JOSE GERALDO PEDROSA
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KELLEN CRISTINA SILVA
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Data: 27/10/2023
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A Educação Profissional e Tecnológica faz parte do percurso formativo de muitos estudantes e, nas suas mais diversas modalidades, tem grande importância no desenvolvimento econômico brasileiro como formadora de mão de obra qualificada para o trabalho. Parte importante desta modalidade educacional, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - EPT, projeta suas ações no sentido de uma educação baseada no desenvolvimento integral do indivíduo, preparando-o para a inserção profissional, mas também, para a sua emancipação humana. Nas instituições educacionais, de uma forma geral, o acompanhamento dos egressos tem se mostrado uma importante ferramenta de auto avaliação que permite, a partir do ponto de vista destes indivíduos, produzir elementos que refletem os resultados de suas próprias ações e que se desdobram em elementos de planejamento de suas políticas e ações. Na Rede EPT, no entanto, esse movimento ainda é pouco difundido. Neste sentido, este estudo se propõe, através de uma pesquisa exploratória no âmbito do CEFET-MG, investigar, através dos seus gestores e suas impressões, quais são dificuldades e demandas existentes no que se refere este tema, para, com isso, elencar subsídios e informações na expectativa de embasar o desenvolvimento de um produto educacional voltado a auxiliar gestores da Rede EPT no acompanhamento dos egressos de suas instituições.
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The Professional and Technological Education is part of the formative course of many students and, in its most diverse modalities, have a great deal of importance on Brazilian economic development as a shaper of qualified manpower for work. An important part of this educational modality, the Federal Network of Professional and Technological Education - PTE, projects its actions on the sense of an education based on the integral formation of the individual, preparing it for its professional insertion, but also for its humane emancipation. On the educational institutes, in general, the tracking of egress has shown itself as an important tool of auto-evaluation that allows, as from these individuals points of view, the making of elements that reflects the results of its own actions that unfold in planning elements of their own politics and actions. On the PTE network, however, this movement is not widespread. In this sense, this study proposes itself, through an exploratory research within the scope of CEFET-MG, to investigate, through its managers and their impressions, what are the difficulties and demands that exists on the scope of this subject, to allow the listing of subsidies and information on the expectation to base the development of an educational product that proposes itself to aid managers of the PTE network on the follow-up of the egress of their institutions.
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