A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DE POLÍTICAS E PRÁTICAS NA CEDAF/UFV
Inclusão educacional, necessidades educacionais especiais, educação profissional e tecnológica
Esta pesquisa tem como foco a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, sejam eles pessoas com deficiências ou outras condições que afetam a aprendizagem, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo geral a ser alcançado é analisar o conhecimento sobre a inclusão e as práticas de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais na CEDAF, visando ao aprimoramento institucional sob a perspectiva da educação inclusiva como política pública e direito. Para alcançar esse objetivo, será analisado o processo de inclusão na referida instituição, por meio da investigação das ações do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e dos conhecimentos e práticas inclusivas dos docentes. A abordagem será qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturados. Os dados coletados serão interpretados pelo método de análise de conteúdo em Bardin e após o estudo dos resultados será elaborado como produto educacional uma cartilha para ser divulgada em formato digital ou impresso. Dessa maneira, espera-se contribuir para a efetivação de melhorias no processo de inclusão no âmbito da EPT, difundindo informações relevantes e conscientizando a comunidade acadêmica sobre a importância da implementação de práticas inclusivas e da superação de preconceitos.