O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Coordenação Pedagógica, Ensino Médio e Técnico, Integração Curricular
O presente trabalho tem como objeto de estudo a coordenação pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado. O problema de investigação que orienta a pesquisa sintetiza-se nas seguintes questões: Há efetiva integração curricular na Educação Profissional e Tecnológica? Qual seria o papel a ser desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de integração curricular? Diante disso, torna-se necessário pesquisar sobre a coordenação pedagógica, visto que no processo educativo ela possui um grande potencial para contribuir com a proposta de integração curricular. A pesquisa proposta será desenvolvida em unidades de ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG, no Ensino Médio Integrado à EPT, tendo como sujeitos os coordenadores pedagógicos e os professores que atuam nesta modalidade de ensino. O objetivo geral deste estudo é subsidiar a prática dos coordenadores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, oferecendo-lhes material de apoio que propicie a articulação do trabalho da equipe visando a efetivação do currículo integrado. Para alcançar esse objetivo, será analisado as práticas das coordenações pedagógica e dos professores que atuam no Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG. A abordagem será qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturados. No que diz respeito à organização, análise e interpretação dos dados, com o propósito de responder adequadamente de forma mais eficaz à questão geral desse estudo optaremos pela técnica análise de conteúdo em Laville e Dione.