Banca de QUALIFICAÇÃO: Rafael Bernardino Cardoso

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rafael Bernardino Cardoso
DATA : 12/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/aqy-ovnv-omo
TÍTULO:

As habilidades e competências do pensamento computacional na educação profissional e tecnológica.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação profissional e tecnológica, habilidades e competências, pensamento computacional, aplicativo educacional.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Desde a antiguidade o homem cria, modifica e aperfeiçoa técnicas para lidar com sua existência perante à natureza e demais animais. Pela educação, o ser humano está em constante processo de aprendizagem cuja finalidade é sua formação pelo conhecimento acumulado ao longo da história. A educação profissional e tecnológica tem em seus pressupostos a formação de conhecimentos técnicos voltados a um posto de trabalho. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação trouxeram inovações para várias esferas da sociedade e oferecem novas possibilidades ao ensino-aprendizagem que devem ser aproveitadas. Diante disso, o Pensamento Computacional pode contribuir no ensino profissional e tecnológico? Na busca por essa resposta, objetiva-se fazer o levantamento das habilidades e competências do projeto pedagógico do curso Técnico em Informática integrado de nível médio, pesquisar as habilidades e competências da teoria do Pensamento Computacional, desenvolver, como Produto Educacional (PE), uma ferramenta digital para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem de disciplinas técnicas em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica Tecnológica (RFEPCT) e avaliar o PE. Esta é uma pesquisa quali-quanti. O método utilizado será o hipotético dedutivo. O desenvolvimento será feito em cinco etapas. A primeira se trata de uma pesquisa bibliográfica sobre tecnologia, educação profissional e tecnológica e pensamento computacional, importante para a conceituação do problema. A segunda etapa será uma pesquisa documental indireta no projeto pedagógico do curso Técnico em Informática em uma unidade da RFEPCT para conhecer suas especificidades. Utilizar-se-á o software Iramuteq para tratamento do conteúdo documental. A terceira etapa será desenvolver o PE baseado na pesquisa bibliográfica e apoiado nos conceitos do Pensamento Computacional. A quarta etapa será a pesquisa junto aos docentes das disciplinas técnicas do curso Técnico em Informática sobre suas avaliações do PE através de questionário estruturado. A quinta e última etapa, será a análise, conclusão e considerações do autor desta pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Externo à Instituição - PAULO EDUARDO ALVES BORGES DA SILVA - IFMG
Presidente - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 23/10/2020 21:09
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