Propriedade intelectual no âmbito da EPT: um estudo acerca do nível conhecimento da comunidade acadêmica de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica sobre mecanismos de proteção intelectual.
Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica; Propriedade Intelectual; Mecanismos de Proteção Intelectual; Animação.
Em um mundo cujas fronteiras encontram-se cada vez mais frágeis e com aguerrida concorrência entre nações, constitui uma preocupação central dos países a consolidação de mecanismos de proteção intelectual que garantam o usufruto dos produtos e processos de sua autoria, gerando, assim, consequente desenvolvimento econômico, tecnológico e social. Sendo as escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica instituições que têm sua operacionalização fundamentada no estímulo à inovação de processos e produtos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, faz-se necessário, por parte dos membros de sua comunidade acadêmica (em particular professores e alunos), certo grau de conhecimento dos mecanismos de proteção intelectual vigentes no país, bem como dos efeitos danosos que podem resultar do seu desconhecimento. Tendo esse cenário em consideração, o presente trabalho de investigação toma como objeto de estudo os processos de proteção intelectual vigentes no Brasil, sendo interesse central deste estudo: avaliar o nível de conhecimento que a comunidade acadêmica de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possui dos mecanismos de proteção intelectual então vigentes para, com os dados coletados, desenvolver uma animação que contribua para a ampliação do conhecimento que esse público alvo apresenta sobre a temática em questão. Partindo de uma pesquisa documental e bibliográfica sobre as principais legislações reguladoras dos mecanismos de proteção intelectual vigentes no país e suas reverberações no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, a investigação aqui proposta selecionará, para estudo de campo, uma escola integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para aplicação de um instrumento de coleta de dados online que possibilitará identificar qual é o nível de conhecimento que sua comunidade acadêmica – professores e alunos – possuem acerca dos mecanismos de proteção intelectual. De posse dos dados fornecidos por esse instrumento, será desenvolvida uma animação cujo objetivo final é contribuir para sanar possíveis lacunas/desconhecimentos/fragilidades conceituais indicadas pelos sujeitos de pesquisa, com vistas à melhoria do saber do público alvo acerca desse tema tão central para o desenvolvimento do país no contexto atual.