Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIANA LIBERATA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIANA LIBERATA DA SILVA
DATA : 27/11/2020
HORA: 16:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rodrigo-alves-dos-santos
TÍTULO:

CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ESTUDO JUNTO A TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE DIVERSOS SETORES DE UMA ESCOLA PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO (EPTNM).


PALAVRAS-CHAVES:

Relações étnico-raciais; Legislação; Rede Federal de Educação Profissional; Científica e Tecnológica; Técnicos administrativos.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

A presente pesquisa tem como tema a legislação que regula os novos parâmetros escolares de inserção e valorização das relações étnico-raciais na educação regular brasileira. O objetivo geral do estudo é avaliar o nível de conhecimento que técnicos administrativos de diferentes setores de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possuem da legislação que regula os novos parâmetros escolares das relações étnico-raciais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), para, com os dados coletados, implementar um curso de formação continuada de curta duração voltado para esse público-alvo, relacionado à temática em questão. As justificativas para realização do estudo aqui proposto são de três naturezas. Uma primeira, de ordem pessoal, surge da condição da autora como mulher negra, técnica administrativa em uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, inquietada ao perceber um certo desconhecimento da legislação da temática Educação das Relações Étnico-raciais por parte de outros colegas técnicos. Uma segunda, de ordem acadêmica, se relaciona com o fato de que os estudos sobre a temática aqui abordada ainda apresentam lacunas quanto à possibilidade de ter, como sujeitos de pesquisa, os técnicos administrativos dos diversos setores que compõem as escolas dessa Rede. Uma terceira, de ordem social, parte da constatação de que a escola vem sendo, nas últimas décadas, um espaço que tem assumido certo protagonismo na consolidação e irradiação de políticas públicas pensadas a partir de diversos dispositivos legais que têm buscado construir uma base para a diminuição das diferenças e para melhoria na condição de vida da população negra brasileira. Logo, faz-se importante que os agentes atuantes nesse espaço escolar se inteirem das principais legislações sobre o tema. Nestes termos, o trabalho aqui proposto adotará uma abordagem qualitativa e se valerá de um estudo de caso que recorrerá, inicialmente, a uma pesquisa bibliográfica e documental para, posteriormente, realizar uma pesquisa de campo que, utilizará de um questionário online para a obtenção dos dados. Espera-se, com a aplicação desse instrumento de coleta de dados, reunir informações que apontem para temas que serão abordados em um curso de curta de duração – produto educacional deste projeto – que, uma vez executado, também será objeto de avaliação e reflexão na dissertação que resultará de todo o processo acima descrito.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RODRIGO ALVES DOS SANTOS
Interno - FLAVIO RAIMUNDO GIAROLA
Externa ao Programa - KELLEN CRISTINA SILVA
Externa à Instituição - CRISTIANE MARIA RIBEIRO - IFGoiano
Notícia cadastrada em: 16/11/2020 18:33
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9