A Colaboração entre Docentes e Bibliotecários e o Letramento Informacional Discente na Educação Profissional Tecnológica: uma Proposta de Intervenção
Colaboração entre Docentes Bibliotecários. Letramento Informacional Discente. Educação Profissional e Tecnológica.
Em um cenário de mudanças políticas, sociais, econômicas, cientificas e tecnológicas, saber fazer um uso competente da informação, para construir conhecimentos, com maior agilidade e efetividade, é fundamental para que a sociedade contemporânea possa atingir o grau de desenvolvimento demandado no atendimento às suas necessidades informacionais. E com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) isso não seria diferente. Tem sido exigido desse nível de ensino que ele reformule seus objetivos, currículos e projetos pedagógicos para ofertar aos discentes possibilidades cada vez maiores e mais atualizadas de se tornarem cidadãos críticos, autônomos e que estejam em constante aprimoramento diante do que o mundo do trabalho lhes solicita. Levando-se em conta a configuração que esse contexto apresenta, o presente projeto elege como temática o trabalho colaborativo entre docentes e bibliotecários e o letramento informacional discente. A opção pelos mesmos se fundamenta na percepção de uma lacuna na relação de trabalho entre docentes e bibliotecários, quanto à colaboração, no âmbito de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e que pode estar impactando negativamente nesse processo de preparo dos discentes para o uso efetivo da informação. Sendo assim, este projeto tem como objetivo geral implementar uma proposta de intervenção para fomentar o trabalho conjunto entre professores e bibliotecários, com vistas a favorecer o letramento informacional dos discentes de um curso técnico de nível médio ofertado na referida Instituição. A hipótese, é de se o letramento informacional discente poderia ser, com isso, favorecido. A proposta contempla a implementação de uma Plataforma de Trabalho Colaborativo Virtual (PTCV) na intranet da Instituição para ser acessada por docentes e bibliotecários no sentido de que o seu uso coletivo oportunize a ambos educadores atuarem conjuntamente, com maior agilidade, usabilidade e acessibilidade, possibilitando-lhes o desenvolvimento conjunto de atividades que poderão favorecer os discentes quanto ao uso competente da informação. Quanto à abordagem este projeto se configura como uma pesquisa quali-quantitativa e, quanto à sua natureza, é aplicada. Por seus objetivos, é descritiva e exploratória, tendo como universo de pesquisa uma Instituição de Ensino que integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica cujo campus está situado na cidade de Divinópolis – MG e como sujeitos pesquisados os professores e alunos do curso técnico integrado de Produção de Moda, e os bibliotecários, pedagogos e gestores da referida Instituição. Quanto aos procedimentos é pesquisa-ação e estudo de caso. Para a coleta de dados serão utilizados questionários com questões abertas, mistas e fechadas. Para análise dos dados estatísticos, será utilizado o software Iramuteq, e para a de conteúdo, os apontamentos de Laurence Bardin serão referência.