Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA SOARES MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA SOARES MACHADO
DATA : 22/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sabina-maura-silva
TÍTULO:

Possibilidades da prática interdisciplinar para a integração curricular no Ensino
Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica.


PALAVRAS-CHAVES:

interdisciplinaridade; integração; currículo.


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Este projeto tem como objetivo compreender como as práticas interdisciplinares podem contribuir para a integração curricular no contexto educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Avançado Piumhi. Entende-se a interdisciplinaridade na perspectiva de integração entre as disciplinas, que já fazem parte de vários debates no âmbito educacional, com o propósito de provocar reflexões quanto ao predomínio das especializações e da fragmentação do conhecimento nos mais diversos contextos. Como hipótese inicial, compreendemos que há ausência de articulação entre os conteúdos das disciplinas do currículo, em virtude da análise das metodologias utilizadas pelos docentes. Na revisão bibliográfica, percorremos a contextualização do Ensino Médio Integrado e concepções de Currículo Integrado, Interdisciplinaridade na BNCC, concepções de Interdisciplinaridade, assim como o conceito de Interdisciplinaridade e integração curricular. Será realizada uma abordagem qualitativa, iniciando com as pesquisas bibliográfica e documental para fundamentação das teorias, princípios e características relacionados ao tema e objetivos propostos. Além disso, será produzido um site como produto educacional com o propósito de aprofundar a compreensão da concepção de interdisciplinaridade na educação escolar, de forma a auxiliar práticas pedagógicas integradas e integradoras. Além disso, será aplicado um questionário disponibilizado na plataforma do protótipo, com o objetivo de avaliar o produto entre os servidores do setor de ensino e o corpo docente do IFMG Campus Avançado Piumhi. Após esta etapa será realizada uma tabulação dos dados obtidos no questionário que tratarão de questões referentes ao impacto possibilitado por meio do produto, tanto no aspecto visual, de conteúdo e estrutural que possibilitarão o devido embasamento da avaliação do produto educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROSEMERI SCALABRIN - IFPA
Interna - SABINA MAURA SILVA
Interno - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 12/02/2021 13:42
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10