DA PEDAGOGIA INTEGRAL DA BAUHAUS À EPTNM INTEGRADA DA RFEPCT: INSPIRAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE.
Pedagogia da Bauhaus. Educação profissional técnica de nível médio. Currículo integrado.
Resumo em Português: Com este projeto de pesquisa busca-se traçar um panorama acerca da Bauhaus – escola alemã de arte, design e arquitetura – e sua pedagogia, e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM integrada. Para, a partir deste estudo, refletir sobre o que a EPTNM integrada pode aprender com a pedagogia da Bauhaus no que se refere à integração curricular ou como a
pedagogia da Bauhaus pode inspirar práticas docentes de integração curricular na EPTNM. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é compreender princípios e práticas da pedagogia da Bauhaus – voltada para o ensino e a aprendizagem do design – e relacioná-los à EPTNM, particularmente quanto ao ensino e ao currículo integrado, para se criar um produto educacional audiovisual que apresente a pedagogia da Bauhaus aos professores, especialmente os iniciantes da EPTNM na RFEPCT, como inspiração para práticas pedagógicas integradoras que possam contribuir para a efetivação do currículo integrado.