Banca de DEFESA: WILSON AFONSO VILELA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILSON AFONSO VILELA
DATA : 03/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sabina-maura-silva
TÍTULO:

O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Coordenação Pedagógica. Ensino Médio e Técnico. Integração Curricular.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

O presente trabalho tem como objeto de estudo a coordenação pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM na forma integrada. O problema de investigação que orienta a pesquisa sintetiza-se na seguinte questão: qual é o papel a ser desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de integração curricular? A finalidade deste estudo é subsidiar a prática dos pedagogos/técnicos administrativos em educação - TAE que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, oferecendo-lhes material de apoio que propicie a articulação do trabalho da equipe, visando a efetivação do currículo integrado. O campo empírico da pesquisa foi o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. A fundamentação teórica baseou-se na discussão feita por autores da área acerca dos aspectos históricos e legais da supervisão escolar, na atuação do coordenador pedagógico no contexto escolar, com foco na importância desse profissional para o trabalho escolar, no currículo integrado. O percurso metodológico constitui-se de uma revisão bibliográfica e análise documental, de abordagem qualitativa e descritiva, bem como de uma pesquisa de campo, realizada a partir da aplicação de questionários e entrevistas no contexto do CEFET-MG, com vistas a identificar os desafios e possibilidades do trabalho dos pedagogos/TAEs para a integração curricular, resultando, assim, na construção do produto educacional em formato de cartilha, intitulada Gestão Pedagógica Integrada na EPT. Os resultados nos mostram que o trabalho desenvolvido pelo pedagogo/TAE é considerado relevante pelos sujeitos da pesquisa, que a formação continuada dos profissionais é um dos principais caminhos possíveis para a promoção da integração curricular. Os resultados ainda nos apontam recursos pedagógicos que podem oferecer a integração curricular na EPTNM do CEFET-MG, com destaque para a formação continuada em serviço. Para isso, elaboramos a Cartilha Gestão Pedagógica Integrada na EPTNM, produto educacional da pesquisa, construído em formato textual, o qual traz orientações essenciais para legitimação do trabalho do pedagogo/TAE no CEFET – MG, tendo em vista à integração curricular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO JOSE LOPES ALVES - UFMG
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Presidente - SABINA MAURA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/11/2021 06:54
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5