As expectativas de sucesso escolar e profissional e seus impactos na saúde mental e emocional dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica
Expectativas de Sucesso Escolar e Profissional. Saúde Emocional. Educação Profissional e Tecnológica.
Esta pesquisa teve como foco a saúde mental/emocional dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo foi investigar as expectativas de sucesso escolar e profissional e sua relação com o sofrimento/adoecimento emocional dos estudantes. Desse modo, realizamos um recorte, no qual os estudantes do terceiro ano da Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM na modalidade integrada foram pesquisados para alcançar esse objetivo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, interpretativo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados questionários. Os dados coletados foram interpretados pelo método de análise de conteúdo em Bardin, através desta foram elaboradas três categorias: “Expectativa de sucesso” no qual teve como objetivo identificar as expectativas de sucesso escolar e profissional na perspectiva dos discentes, a segunda categoria “O impacto entre expectativa e realidade na saúde mental”, verificou o impacto existente entre a expectativa e realidade vivenciada pelos adolescentes ao adentrarem na instituição, durante o percurso da formação, além dos aspectos que de alguma maneira poderiam interferir na saúde mental destes, por fim a categoria “Fatores de risco e/ou de proteção a saúde mental” que objetivou identificar os fatores de risco e ou de proteção à saúde mental dos (as) estudantes.Estas categorias foram relevantes para a pesquisa e análise dos dados, pois, através delas identificamos que os estudantes são atravessados por inúmeros fatores como: bullyling,questões de gênero na escolha dos cursos,pressão familiar e expectativas em relação ao mercado de trabalho que podem afetar a saúde mental e por isso se faz necessário a ampliação de espaços que discutem esta temática e ultrapassem os muros da escola, fortalecendo assim dos fatores de proteção. Nessa perspectiva, após o estudo dos resultados foi desenvolvido o produto educacional “Vamos falar sobre saúde mental na escola”, evento realizado através de um webnário no qual teve a participação de uma psicóloga especialista em saúde do adolescente para discussão a partir de questões apresentadas pelos estudantes e também sobre a análise dos dados coletados na pesquisa.