Banca de DEFESA: KARINA MIRANDA DE BESSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINA MIRANDA DE BESSA
DATA : 31/01/2022
HORA: 15:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-adelia-da-costa
TÍTULO:

  Neurociências e formação pedagógica de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica: entre saberes e práticas.


PALAVRAS-CHAVES:

 Formação pedagógica. Educação Profissional e Tecnológica. Neurociências e aprendizagem.


PÁGINAS: 156
RESUMO:

A investigação sobre o tema Neurociências e formação pedagógica de professores que atuam na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) justifica-se pela sua relevância e influência direta na qualidade da educação nessa modalidade de ensino. Além disso, ao fazer um breve apanhado no banco de teses e dissertações da CAPES, é possível perceber que há uma escassez de pesquisas em educação que se dedicam a estudar sobre a temática. Para a realização deste trabalho, a metodologia escolhida foi a pesquisa-ação, em que a coleta, a análise de dados e a intervenção ocorrem de forma dinâmica durante o processo, assim como o estudo de caso que este trabalho produziu. A realização desta pesquisa aconteceu em uma instituição pertencente ao Sistema S de ensino técnico e profissionalizante, durante o 1º semestre de 2021. Para tanto, propôs-se conhecer o perfil dos professores que lecionam na EPT, sua formação inicial e continuada, bem como investigar os principais desafios que eles enfrentam no decorrer da prática educativa. Assim, em conjunto com os participantes da investigação, foram elencadas as principais demandas desses educadores em relação à prática pedagógica e foram selecionados temas relativos à educação que pudessem vir ao encontro de suas necessidades. Nesse contexto, assuntos relacionados às Neurociências e à aprendizagem foram escolhidos pelos participantes da pesquisa para serem abordados durante uma formação continuada. Após esse levantamento, foi elaborado e aplicado um curso de capacitação pedagógica em que foi desenvolvida uma série de oficinas cujo objetivo era auxiliar os professores a superarem os dilemas do seu cotidiano em sala de aula e demonstrar como otimizar o processo de ensino e aprendizagem. Os conteúdos e recursos metodológicos adotados durante o curso de capacitação pedagógica que teve por tema Neurociências aplicadas à Educação resultaram em um guia didático no formato de e-book como produto educacional. Esse guia poderá ser distribuído para contribuir na formação continuada de outros docentes que lecionam em diversas instituições de ensino. Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi identificar os desafios didático-pedagógicos dos docentes que lecionam na EPT. A fundamentação teórica para subsidiar a elaboração e a realização deste trabalho é composta por autores como: Costa (2012), Machado (2008), Moura (2008), Pena (2014) e Oliveira (2006), que desenvolveram investigações pertinentes acerca da formação de professores para a EPT e sobre a prática pedagógica desses docentes na promoção da aprendizagem dos alunos. Também, Meneses Filho e Costa (2017) e Souza e Rodrigues (2017) embasaram uma análise histórica de alguns marcos importantes da legislação que regulamentou a formação de professores para lecionarem na EPT. Além desses, outros autores foram imprescindíveis para o embasamento teórico referente aos conceitos basilares das Neurociências e da aprendizagem como Cosenza e Guerra (2011) Grossi et al. (2014) e Wolfe (2004). Os resultados dessa investigação apontaram a necessidade de formação pedagógica dos docentes que lecionam na EPT, visto que muitos não a possuem. Além disso, encontrou-se um caminho promissor para a formação inicial e continuada de professores referente às contribuições dos conhecimentos das Neurociências aplicados à Educação.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA MARIA CLEMENTINO JESUS E SILVA
Interno - JOSE GERALDO PEDROSA
Presidente - MARIA ADELIA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 13/01/2022 11:41
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9