A INTERDISCIPLINARIDADE NA INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Interdisciplinaridade. Integração. Currículo.
Esta pesquisa tem como tema de estudo a integração curricular na EPT. Tem por objeto a interdisciplinaridade. Tem como objetivo compreender com a prática interdisciplinar pode contribuir para a efetivação da integração de disciplinas no currículo integrado, pressuposto de uma formação integral na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O campo empírico foi o Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Avançado Piumhi.. A pesquisa, de natureza qualitativa, compõe-se de revisão bibliográfica e documental, visando a fundamentação das teorias, dos princípios e das características relacionados ao tema e objetivos propostos, bem como de uma pesquisa de campo, tendo como participantes os docentes que atuam nos cursos Técnico em Edificações e Graduação em Engenharia Civil do IFMG - Campus Avançado Piumhi . Como exigido nos mestrados profissionais, também foi produzido um produto educacional um repositório digital (site), com acesso gratuito pela Internet, com a finalidade de oferecer aos docentes subsídios para o entendimento das concepções e para a operacionalização de práticas pedagógicas integradas por meio da interdisciplinaridade, com o propósito de aprofundar a compreensão da concepção de interdisciplinaridade na educação escolar, de forma a auxiliar práticas pedagógicas integradas e integradoras. Do que foi analisado, teoricamente, conclui-se que há a necessidade de se explorar de modo mais sistematizado e aprofundado as discussões sobre a metodologia interdisciplinar, assim como sobre a forma mais adequada de se proceder a formação dos profissionais que a poriam em prática. Pois, a integração curricular é viável na EPT, como alternativa curricular, propiciando um processo formativo que integra e aproxima o aluno da realidade e gere subsídios para que nela atue, visando uma formação humana integral.