A construção dos saberes docentes sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Técnica de Nível Médio
saberes docentes; avaliação de aprendizagem; EPTNM
A Educação Profissional e Técnica de Nível Médio ofertada na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - RFEPCT, conta com a atuação de docentes licenciados e não licenciados, a despeito do que dispõe a legislação brasileira sobre o assunto. E para ser professor, Maurice Tardif (2014), Gauthier (1998), Lee Shulman (1986), Costa (2020), apontam em seus estudos que saberes diversificados são uma exigência, inclusive, o saber voltado para avaliação, entendida por Hoffmann (2009) e Libâneo (1994), como um processo intricado, ao qual docentes e discentes atribuem diversas significações. Nesse contexto, o intuito da presente pesquisa é entender como os docentes atuantes na EPTNM construíram seus saberes no que se refere a avaliação da aprendizagem, identificando o perfil de cada um, analisando suas percepções e os instrumentos conhecidos e os já utilizados como apoio nesse processo, bem como as dificuldades encontradas. Para que tais objetivos sejam alcançados, a pesquisa utilizará a abordagem qualitativa e descritiva, além da pesquisa documental e bibliográfica, a fim de levantar arcabouço teórico e científico sobre a temática. Os dados serão coletados por meio de questionário semiestruturado e analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (1977). E diante das percepções levantadas e em consonância com a respostas dos docentes, pretende-se elaborar um produto educacional, que será um material didático instrucional, a fim de prestar ao público alvo um suporte didático-pedagógico sobre o tema avaliação na EPTNM, que poderá ser replicado em contextos semelhantes.