Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA PEREIRA CAMPOS CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA PEREIRA CAMPOS CARDOSO
DATA : 23/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/vandeir-robson-da-silva-matias
TÍTULO:

A Educação Ambiental como princípio educativo em espaços não formais


PALAVRAS-CHAVES:

    Educação ambiental, Educação Profissional e Tecnológica, Espaços não-formais.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

A Educação Ambiental ganha cada vez mais importância devido aos problemas ambientais crescentes. O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Profissional e Tecnológica é essencial, principalmente por ela buscar atender às necessidades locais e de formar cidadãos críticos e ambientalmente alfabetizados. Nessa perspectiva, a formação integral proposta pela Educação Profissional e Tecnológica, visa formar o ser humano para a vida e para o trabalho e a Educação Ambiental é parte indissociável dessa formação, pois busca formar sujeitos ativos e críticos. Neste sentido, a Educação Profissional e Tecnológica com modalidade educacional, com vistas à preparação para o exercício de profissões, pode se estabelecer em espaços de educação formal e não formal. Assim, o desenvolvimento deste estudo, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, ratifica-se pela necessidade de formação/capacitação humana e integral de profissionais inseridos no mundo do trabalho em ambiente não formal de aprendizagem. Partindo disto, este estudo dissertativo tem como objetivo geral contribuir para o processo de formação integral na atuação profissional e cidadã vivenciada por um grupo de pessoas atuando como conselheiros de meio ambiente. E tem como objetivos específicos: estudar elementos relacionados com a sustentabilidade ambiental; investigar a percepção ambiental dos conselheiros de meio ambiente, identificando suas concepções prévias no tocante à arborização urbana, contribuindo para a formação de cidadãos com uma leitura crítica da realidade ambiental; elaborar um produto educacional para a práxis da educação ambiental, que contemple a temática arborização urbana, com vistas à gestão participativa e a uma formação humana e integral. Optou-se, nesta pesquisa, pela abordagem qualitativa, que é conduzida dentro do ambiente natural e está situada dentro do contexto dos participantes, permitindo um melhor envolvimento entre pesquisador e envolvidos. Para a coleta de dados serão conduzidas entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente aos 24 (vinte e quatro) conselheiros, dentre titulares e suplentes, do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA no município de Luz/MG. Essa pesquisa busca desenvolver como produto educacional, um Workshop de Arborização Urbana, como estratégia pedagógica de capacitação profissional e formação cidadã do CODEMA. Justifica-se a aplicação deste produto educacional na Educação Profissional e Tecnológica na busca por promover a formação de valores e atitudes necessárias para o desenvolvimento de soluções ambientalmente sustentáveis, constituindo um material de apoio para subsidiar as ações de educação ambiental no contexto da arborização urbana.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Interno - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Externa à Instituição - ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS
Notícia cadastrada em: 07/06/2022 15:22
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