ESTUDO DE VIABILIDADE PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO PREPARATÓRIO NA MODALIDADE EAD PARA OS PROCESSOS SELETIVOS DA EDUCAÇÃO TËCNICA DE NIVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA, EM INSTITUIÇÖES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE BELO HORIZONTE
Educação Profissional e Tecnológica. Educação a distância Processo seletivo. Curso preparatório.
A referida pesquisa analisou o desempenho de alunos de um curso preparatório para acesso às Instituições Federais de Ensino da cidade de Belo Horizonte, verificando indices de aprovação/reprovação; a historicidade desse curso preparatório; a realização um estudo de viabilidade para implantação de um curso preparatório na modalidade educação a distância (EaD). Como eixo norteador dessa proposta, trabalhamos com a concepção de fortalecimento do papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no desenvolvimento nacional e nas politicas de inclusão social, uma vez que o fortalecimento do caráter público da EPT necessita de aticulação com politicas de desenvolvimento nacional e regional. As pesquisas e diagnósticos são cruciais para apontar demandas sociais que darão inicio à adoção de políticas públicas efetivas. O principio educativo e de formação humana torna-se base desse trabalho, que tem como objetivo geral apresentar um estudo de viabilidade para implementação de um curso preparatório na modalidade EaD para os processos seletivos da Educação Profissional Técnica de Nivel Médio na forma integrada, em instituições de Educação Profissional e Tecnológica, para os alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte. Para a coleta de dados neste trabalho, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário direcionado a alguns setores da instituição, que, após reunidos, foram analisados, dando base à pesquisa. Com0 os resultados das análises, foi possivel construir um produto educacional direcionado ao processo de ensino e aprendizagem, capaz de auxiliar o acesso às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), de modo a enfatizar a democratização da oferta da EPT e a adoção de politicas diferenciadas garantindo o acesso à educação.