Currículo Integrado na EPTNM: Mediação entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e as Práticas Docentes de Ensino.
EPTNM. Currículo Integrado. Legislação Educacional. Cultura Escolar. Práticas de Ensino.
O tema do projeto é referente a currículo integrado e sua condição na tríade que envolve diretrizes curriculares nacionais, cultura escolar e práticas docentes de ensino. A situação geradora do projeto é a constatação de que o currículo integrado é presente na diretriz curricular nacional e distante da cultura escolar e das práticas docentes de ensino no âmbito da EPTNM da RFEPCT. De modo particular, trata-se de uma pesquisa sobre as DCN para a EPTNM e sobre a literatura (dissertações e teses) produzida no Brasil sobre currículo integrado no período de 1999 a 2019, através da qual foi constatado que a maioria desses trabalhos (92,7%) foram realizados entre os anos de 2009 e 2019, impulsionados pela nova legislação vigente e a expansão da RFEPCT. Nesse contexto, foi elaborado um produto educacional (vídeo) para ser utilizado como apresentação a um jovem professor ingressante na RFEPCT sobre a concepção de currículo integrado, tal qual prescrita na resolução 06/2012 do Conselho Nacional de Educação. O problema gerador ou inspirador da pesquisa foi, pois, essa distância que há entre legislação educacional em vigor e as práticas docentes de ensino. O foco do projeto foi a realização de estudos sobre legislação e sobre a literatura (teses e dissertações) referente a currículo integrado e a criação de um produto que possa ser utilizado como instrumento para apresentação ao docente recém-ingressado na EPTNM da RFEPCT sobre a concepção de currículo integrado contida nas DCN.