Percepções e conhecimentos de servidores sobre o Transtorno do Espectro do Autismo em uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica
: Educação Profissional e Tecnológica; inclusão; Transtorno do Espectro do Autismo
O presente estudo trata da temática da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O motivo para a realização dessa pesquisa se justifica pela grande importância da temática sobre a importância da inclusão de alunos com TEA na EPT. O objetivo geral é analisar a percepção e o conhecimento dos servidores do Instituto Federal de Minas Gerais-Campus Formiga com relação à inclusão de alunos com TEA na EPT, de modo viabilizar a construção de um produto que viabilize o trabalho com esses jovens. Como objetivos específicos, iremos fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o histórico da inclusão no Brasil e na EPT. Também abordaremos uma análise documental das principais legislações sobre inclusão e sobre inclusão de alunos com TEA, apontando os avanços da inclusão como direito no Brasil. Em seguida, investigaremos como os servidores pensam ou atuam com alunos com TEA, a partir de análise do conteúdo do conhecimento e percepções dos servidores, coletados na entrevista individual com os mesmos. Como ideia inicial, faremos uma cartilha sobre TEA como produto educacional, como forma de instrumento para levar o conhecimento aos servidores do Campus Formiga.