Banca de DEFESA: MARCIANA LIBERATA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIANA LIBERATA DA SILVA
DATA : 15/07/2022
HORA: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rodrigo-alves-dos-santos
TÍTULO:

CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA A POPULAÇÃO NEGRA: UM ESTUDO JUNTO A TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Relações étnico-raciais. Inserção e valorização da pessoa negra. Técnicos administrativos. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Legislação.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

A presente pesquisa tem como tema a legislação que regula os novos parâmetros escolares de inserção e valorização das relações étnico-raciais e ação afirmativa na educação regular brasileira. O objetivo geral do estudo foi avaliar o nível de conhecimento que técnicos administrativos de diferentes setores de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possuíam da legislação que regula os novos parâmetros escolares das relações étnico-raciais e ação afirmativa voltados para as pessoas negras na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), para, com os dados coletados, implementar um curso de formação continuada de curta duração voltado para esse público-alvo, relacionado à temática em questão. As justificativas para a realização do estudo foram de três naturezas: pessoal, social e acadêmica. Nestes termos, o trabalho adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de um estudo de caso que recorreu, inicialmente, a uma pesquisa bibliográfica e documental para, posteriormente, realizar uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento um questionário online para a obtenção dos dados. Com a aplicação do instrumento de coleta de dados, as informações retornadas apontaram para temas que foram abordados no minicurso – produto educacional desta pesquisa – que, uma vez executado, também foi objeto de avaliação e reflexão na dissertação que resultou de todo o processo acima descrito. Todo esse processo permitiu constatar que muitos dos técnicos administrativos em educação da Instituição pesquisada sentem dificuldade na compreensão de certos conceitos, concepções e protocolos de intervenção relativos aos parâmetros escolares vigentes das relações étnico-raciais e ações afirmativas voltados para as pessoas negras no contexto investigado. Nestes termos, a partir da aplicação e avaliação do Produto Educacional elaborado a partir da investigação realizada, pode ser observado que os sujeitos de pesquisa reconhecem haver demanda de extensão/ampliação do trabalho de formação em serviço sobre a temática, indicando a necessidade de replicar o nosso produto educacional em outros contextos, bem como ampliar o escopo da investigação em novos estudos. Resulta, ainda, de todo o percurso acima descrito, a constatação de que as instituições de EPT, por terem um amplo quadro multidisciplinar de técnicos administrativos em pleno exercício, têm negligenciado esses profissionais como agentes educacionais potentes para a consolidação da inserção e valorização da pessoa negra no ambiente escolar e para a construção de um ambiente democrático sólido no âmbito da EPT.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - FLAVIO RAIMUNDO GIAROLA
Externa à Instituição - KELLEN CRISTINA SILVA - CEFET-MG
Presidente - RODRIGO ALVES DOS SANTOS
Interno - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 11:25
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