Banca de DEFESA: MARIA INES PASSOS PEREIRA BUENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA INES PASSOS PEREIRA BUENO
DATA : 13/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/thiago-magela-rodrigues-dias
TÍTULO:

A COLABORAÇÃO ENTRE DOCENTES E BIBLIOTECÁRIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET-MG) - UNIDADE DIVINÓPOLIS


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho Colaborativo. Ensino e Aprendizagem. Educação Profissional e Tecnológica


PÁGINAS: 181
RESUMO:

Esta pesquisa investigou as concepções e práticas colaborativas dos docentes e bibliotecários no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) - Unidade Divinópolis, instituição que oferta a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo teve como objetivo geral o desenvolvimento de uma Plataforma web de interação, compartilhamento e produção de conteúdo referente ao trabalho colaborativo, com vistas a fomentar a cultura de colaboração entre esses pares e assim favorecer o ensino e a aprendizagem na referida instituição. Para subsidiar a investigação foram efetivadas pesquisas bibliográficas e documentais, com uso de metodologia essencialmente qualitativa, observação participante, aplicação online de questionários semiestruturados, análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011), e da temática, na Teoria da Colaboração (TLC) de Montiel-Overall (2005-2013). Outros estudiosos também embasaram esta pesquisa como Loertscher (2000), Doll (2005), Araújo (2012), Campello e Pereira (2016), Boavida (2002), Blattman (2007), Moran (2007). Participaram do estudo 22 dos 81 servidores efetivos da unidade, sendo 2 bibliotecários e 20 docentes. Dentre eles, esteve esta pesquisadora que é bibliotecária na Unidade. Os resultados obtidos revelaram o que docentes e bibliotecários compreendem quanto à colaboração e suas práticas, permitindo assim a identificação do nível de colaboração entre eles, que neste estudo foi percebido dentro das duas facetas iniciais do TLC de Montiel-Overall (2005-2013) que são a Coordenação e a Cooperação. Estes são os níveis menos avançados da escala estabelecida por essa estudiosa. Eles englobam ações que, embora aconteçam sem planejamento e objetivos comuns, com pouco ou nenhum compartilhamento de recursos humanos, materiais e de responsabilidades, sendo em sua maioria espontâneas e ocasionais, podem ser consideradas como práticas de cunho colaborativo e que não são menos importantes que as de níveis avançados porque estão na base do entendimento de que o fomento do trabalho colaborativo pode levar ao alcance dos níveis mais avançados de colaboração. Elas já apontam para um campo fértil para a promoção de práticas colaborativas que podem favorecer o ensino e a aprendizagem. A análise dos dados também fundamentou o desenvolvimento da Plataforma web, que se deu a partir da percepção de demandas apontadas pelos participantes para a sua construção. Posteriormente, os participantes navegaram na Plataforma e avaliaram sua experiência, respondendo a um questionário online. Os dados coletados nesta avaliação apontam para a validação da Plataforma como ferramenta de apoio ao fomento da cultura colaborativa e do favorecimento do ensino e da aprendizagem na instituição. Concluiu-se que no âmbito do CEFET-MG Unidade Divinópolis, a colaboração entre docentes e bibliotecários acontece, mas ainda não se dá em níveis mais elaborados, o que demanda a implementação de ações no sentido de se alcançá-los. Dentre estas ações sugere-se a implantação da Plataforma Web de Compartilhamento desenvolvida e validada a partir da realização desta pesquisa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DOUGLAS PAULESKY JULIANI - IFSC
Externa ao Programa - MARIA ISABEL RIOS DE CARVALHO VIANA
Interno - RODRIGO ALVES DOS SANTOS
Presidente - THIAGO MAGELA RODRIGUES DIAS
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 18:19
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