Jogo, Material Educativo: desenvolvimento de um jogo de cartas para contribuir no processo de ensino aprendizagem da Educação Ambiental no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.
Educação Profissional e Tecnológica. Educação Ambiental. Lúdico.Material Educativo.Design Thinking.
A busca por inovação no processo de ensino aprendizagem tem sido uma constante em nossos tempos, inclusive no âmbito da EPT, principalmente se considerarmos os avanços tecnológicos da Era atual. Assim, o professor deve se valer de processos e recursos educativos que sejam condizentes à educação contemporânea, na busca por uma educação mais dinâmica e significativa. Esta busca por inovação esbarra tanto na dificuldade dos professores em utilizar novas práticas, quanto na discrepância comunicativa existente entre a sua geração e a geração de seus alunos, muitas vezes já nascidos sob a Era Digital. Neste sentido, encontramos no lúdico uma linguagem condizente à educação contemporânea, capaz de mediar esta relação professor aluno, minimizando este choque de gerações. Para tanto, valendo-nos da Metodologia do Design Thinking, desenvolvemos um Material Educativo lúdico para disseminar, no âmbito da EPT, mensagens educativas da Educação Ambiental. Tendo sido aplicado em campo, o Material Educativo desenvolvido mostrou-se eficaz ao intento de transmitir uma mensagem educativa de forma lúdica a alunos do ensino médio integrado do CEFET-MG, Campus Divinópolis. Com isso, dos resultados obtidos pudemos concluir que o lúdico pode contribuir para o processo de ensino aprendizagem da Educação Ambiental no âmbito da EPT e que o Design Thinking se apresentou como Metodologia válida para o desenvolvimento deste tipo de artefato. Conclui-se, ainda, pela dificuldade de se equacionar, nos jogos educativos, os elementos necessários à jogabilidade e dinâmica do jogo, com os conteúdos pedagógicos a serem trabalhados.