EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E A PEDAGOGIA DA BAUHAUS: inspirações para a prática da integração curricular
Pedagogia da Bauhaus. Educação profissional técnica de nível médio. Currículo integrado
Esta pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, busca traçar um panorama acerca da Bauhaus – escola alemã de arte, design e arquitetura – e sua pedagogia, e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM integrada. A meta deste estudo foi investigar aproximações entre a EPTNM integrada e a pedagogia da Bauhaus no que se refere à integração curricular e a partir disso pensar como a pedagogia da Bauhaus pode inspirar práticas docentes de integração curricular na EPTNM. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi compreender princípios e práticas da pedagogia da Bauhaus – voltada para o ensino e a aprendizagem do design – e relacioná-los à EPTNM, particularmente quanto ao ensino e ao currículo integrado. A pesquisa demonstrou haver muitas convergências entre as duas temáticas, o que levou à criação do produto educacional, o vídeo interativo Pequeno Dicionário de Verbetes Bauhausianos para a EPTNM integrada. O vídeo apresenta a pedagogia da Bauhaus conforme suas convergências com as bases conceituais para a EPTNM, como inspiração para práticas pedagógicas integradoras que possam contribuir para a efetivação do currículo integrado.