Banca de DEFESA: FELIPE AUGUSTO DO CARMO LEMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE AUGUSTO DO CARMO LEMOS
DATA : 21/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 625 no CEFET-MG campus Divinópolis
TÍTULO:

Propriedade Intelectual no âmbito da EPT: Um estudo sobre o nível de conhecimento da comunidade acadêmica de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica sobre os mecanismos de proteção intelectual.


PALAVRAS-CHAVES:

Propriedade Intelectual; EPTNM, Animação; Inovação Tecnológica.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Metrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve por objetivo analisar o nível de conhecimento que a comunidade acadêmica de uma escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possuía acerca dos mecanismos de Proteção Intelectual e, com base nessa pesquisa desenvolver um produto educacional. Para isso, realizamos uma análise documental e bibliográfica, na legislação e em trabalhos publicados acerca da temática, e apresentamos questionários a alunos e professores de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, unidade Divinópolis. A despeito de termos o desenho metodológico inicial alterado pelas condições impostas pela pandemia de COVID-19 iniciado no ano de 2020 e ainda vigente quando da elaboração desta dissertação, conseguimos alcançar alguns resultados com a aplicação do instrumento de coleta de dados digital em forma de questionário. Os resultados apontaram que, entre os discentes, o conhecimento sobre propriedade intelectual, seus temas e seus protocolos institucionais é altamente precário, enquanto os docentes da área técnica inquiridos revelam dominar e transitar bem pelos conteúdos, conceitos e protocolos institucionais relativos ao tema. Tem-se, portanto, um quadro que aponta para um descompasso entre esse saber professoral e aquele que é partilhado/transferido para os alunos da EPTNM. Dito de outro modo, no contexto por nós investigado, mesmo que os docentes indiquem conhecer as temáticas por nós investigadas, isso não está se convertendo em um conhecimento partilhado com os discentes. Nesse sentido, o resultado da pesquisa foi utilizado no desenvolvimento de um produto educacional sob o formato de uma animação de 7 minutos sobre propriedade intelectual, para ser utilizada como ferramenta pedagógica por professores que objetivem trabalhar o assunto nos cursos técnicos de nível médio. Por fim, animação foi avaliada de forma positiva tanto por estudantes quanto professores da instituição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RODRIGO ALVES DOS SANTOS
Interno - FLAVIO RAIMUNDO GIAROLA
Externo à Instituição - RONALDO ALVES DUARTE - UEMG
Notícia cadastrada em: 20/07/2022 07:03
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9