Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEUSA APARECIDA RIBEIRO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEUSA APARECIDA RIBEIRO ROCHA
DATA : 29/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sabina-maura-silva
TÍTULO:

A influência da afetividade na relação professor-aluno na construção da autoestima profissional dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.


PALAVRAS-CHAVES:

Afetividade, Relação professor-aluno, Aprendizagem, Autoestima


PÁGINAS: 55
RESUMO:

O presente trabalho tem como objeto de estudo a afetividade, no nível da relação professor-aluno, e sua influência na autoestima profissional dos estudantes da EPT.

O problema de investigação que orienta a pesquisa sintetiza-se nas seguintes questões: qual o papel da afetividade na construção da autoestima dos estudantes? Como a afetividade nas relações professor-aluno contribui para o desenvolvimento da autoestima profissional dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica?

A proposta é que a pesquisa seja desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como campo empírico a unidade de ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), integrante do Sistema S, tendo como sujeitos os estudantes Cursos Técnicos Noturnos e os professores atuantes nesta modalidade de ensino.

O objetivo geral do projeto é compreender o papel da afetividade na relação professor-aluno, tendo em vista apreender como dimensão afetiva dessa relação pode contribuir para o desenvolvimento da autoestima profissional dos estudantes da EPT. Para alcançar esse objetivo serão analisadas as respostas dos sujeitos da pesquisa.

A abordagem será qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. No que diz respeito à organização, análise e interpretação dos dados, com o propósito de responder adequadamente de forma mais eficaz à questão geral desse estudo optaremos pela técnica de análise de conteúdo conforme proposto por Laurence 

Bardin (2015): Análise de Conteúdo.

Após estudo dos resultados, será elaborada, como produto educacional, uma cartilha para ser divulgada em formato digital ou impresso. Dessa maneira, espera-se contribuir apontando indicativos para melhorar a aprendizagem dos estudantes e as consequentes autoestima acadêmica e profissional

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ HELENO FERREIRA - UEMG
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Presidente - SABINA MAURA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 09:12
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8