A influência da afetividade na relação professor-aluno na construção da autoestima profissional dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.
Afetividade, Relação professor-aluno, Aprendizagem, Autoestima
O presente trabalho tem como objeto de estudo a afetividade, no nível da relação professor-aluno, e sua influência na autoestima profissional dos estudantes da EPT.
O problema de investigação que orienta a pesquisa sintetiza-se nas seguintes questões: qual o papel da afetividade na construção da autoestima dos estudantes? Como a afetividade nas relações professor-aluno contribui para o desenvolvimento da autoestima profissional dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica?
A proposta é que a pesquisa seja desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como campo empírico a unidade de ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), integrante do Sistema S, tendo como sujeitos os estudantes Cursos Técnicos Noturnos e os professores atuantes nesta modalidade de ensino.
O objetivo geral do projeto é compreender o papel da afetividade na relação professor-aluno, tendo em vista apreender como dimensão afetiva dessa relação pode contribuir para o desenvolvimento da autoestima profissional dos estudantes da EPT. Para alcançar esse objetivo serão analisadas as respostas dos sujeitos da pesquisa.
A abordagem será qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. No que diz respeito à organização, análise e interpretação dos dados, com o propósito de responder adequadamente de forma mais eficaz à questão geral desse estudo optaremos pela técnica de análise de conteúdo conforme proposto por Laurence
Bardin (2015): Análise de Conteúdo.
Após estudo dos resultados, será elaborada, como produto educacional, uma cartilha para ser divulgada em formato digital ou impresso. Dessa maneira, espera-se contribuir apontando indicativos para melhorar a aprendizagem dos estudantes e as consequentes autoestima acadêmica e profissional