O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA PRÁTICA: O ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO. CONEXÃO ESCOLA-TRABALHO
Estágio; EPT; Trabalho
Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender e avaliar a dinâmica do estágio profissional supervisionado no contexto do Ensino Médio Profissional e Tecnológico. Entende-se que o estágio obrigatório, atualmente designado como estágio profissional supervisionado, é uma importante oportunidade de integração entre a teoria adquirida no ambiente escolar e prática vivenciada no mundo corporativo. A conexão escola-trabalho é princípio da educação profissional tecnológica (EPT) que, através da prática do estágio, é capaz de desenvolver no estudante habilidades e competências que podem prepará-lo não somente para o mundo do trabalho como também para sua vida como cidadão. Neste contexto, o presente estudo tem como foco o entendimento da experiência vivida no estágio profissional obrigatório, sua conexão prática com a teoria acadêmica e sua influência na inserção no mercado de trabalho ou na continuidade dos estudos na área de formação técnica cursada pelo discente. A pesquisa será desenvolvida com métodos quantitativos e qualitativos, com pesquisa bibliográfica, análise documental e questionários a serem aplicados nos grupos envolvidos: egressos e professores orientadores de estágio profissional supervisionado. A interpretação dos dados coletados resultará na elaboração de produto educacional. Será um vídeo instrucional com o propósito de estreitar e fortalecer a conexão entre escola-trabalho. O locus a ser estudado será o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais IFMG – Campus Formiga, no seu Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio.