Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA DE FREITAS BARCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA MARIA DE FREITAS BARCELOS
DATA : 26/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: : https://meet.google.com/nio-ccfh-mvd
TÍTULO:

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ÂMBITO DO PNAE: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA FREIRIANA


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Nacional de Alimentação Escolar; Educação Alimentar e Nutricional; Educação Profissional e Tecnológica; Método Freiriano.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das políticas públicas mais importantes do Brasil. Além do fornecimento da alimentação escolar, o PNAE dispõe sobre a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para os alunos da educação básica. Devido ao consumo elevado de alimentos ultraprocessados associado ao aumento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, cânceres e diabetes), em 2020, houve a publicação da Resolução 06/2020, do PNAE, que se alinhou com o atual Guia Alimentar para a População Brasileira, o qual prioriza o consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Os estudantes do ensino médio integrado atendidos pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são beneficiários do programa. Considerando-se que a EAN contribui para a formação integral do ser humano, conforme os pressupostos da EPT, foi estabelecido como objetivo geral deste trabalho: analisar e promover estratégias da EAN para estudantes do ensino médio integrado residentes na Moradia Estudantil do IFMG - Campus Bambuí, conforme prevê o PNAE, por meio do método de ensino-aprendizagem desenvolvido por Paulo Freire. A EAN tem se aproximado da metodologia freiriana, com vistas a ações que buscam a autonomia e a emancipação das pessoas. A escolha do público é fundamentada no fato de estes alunos residirem no campus e se alimentarem com maior frequência no ambiente escolar. A pesquisa se dará por meio de revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada com 5 alunos residentes do campus, utilizando-se o método de análise de conteúdo destas entrevistas. São sugeridos três produtos educacionais (PEs): um roteiro para construção de uma horta escolar, um roteiro para desenvolvimento de uma oficina culinária sobre alimentação saudável e um guia para publicação de orientações nutricionais por meio da plataforma Instagram. A execução dos PEs consolidará o protagonismo do estudante na EAN. Essas são propostas prévias, pois, com base na pesquisa a ser realizada, será definido o formato final dos PEs.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS DIAS DA ROCHA
Presidente - LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO
Interno - RAPHAEL FREITAS SANTOS
Notícia cadastrada em: 11/05/2023 09:03
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7