Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRIKA APARECIDA CORRÊA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉRIKA APARECIDA CORRÊA
DATA : 22/06/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Auditório da Unidade de Divinópolis do CEFET-MG - Rua Alvares de Azevedo 400, bairro Bela Vista, Div
TÍTULO:

 A contribuição de Tarquínio de Sousa Filho para a Educação Profissional no Brasil 


PALAVRAS-CHAVES:

Tarquínio de Sousa Filho; Brasil Império; Educação Profissional e Tecnológica 


PÁGINAS: 48
RESUMO:

Este projeto trata-se de uma pesquisa histórica que buscará investigar as considerações a respeito da educação profissional descritas por Tarquínio de Souza Filho em seu livro “O Ensino Technico no Brazil”, publicado em 1887. A pesquisa buscará focar o período imperial, época em que o autor viveu e escreveu sua obra, a fim de contextualizar o trabalho do mesmo, além de tentar entender o pensamento de Tarquínio sobre o ensino profissional, buscando divulgar a história da EPT no Brasil, por meio de nosso produto. A pesquisa traz como tema a contribuição de Tarquínio de Sousa Filho para o desenvolvimento da Educação Profissional brasileira e irá criar, como produto, uma série de podcasts, visando divulgar a História da Educação Profissional no país. Ela será desenvolvida no Macro Projeto “História e memórias no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”, inserido na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. Nosso interesse em pesquisar o autor e sua obra se deu pelo fato de Tarquínio ter feito uma ampla discussão a respeito da educação profissional durante o Brasil Império, em seu livro “O Ensino Technico no Brazil”. No referido livro, o autor demonstra que o ensino técnico poderia ser utilizado como ferramenta para propiciar a população desvalida da época uma capacitação para inserção nas atividades agrícolas e nas oficinas de trabalho manufatureiro. Império, caracterizando o ineditismo deste trabalho. Ressalta-se que encontramos pouca menção ou citação a respeito do autor, ou de sua importância na tratativa do assunto no Brasil. Assim, esta pesquisa se justifica pelos poucos trabalhos publicados a respeito do autor e pela necessidade de divulgação da história da EPTNM (Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio) para a comunidade desta modalidade de ensino. Como pergunta central pretendemos descobrir qual foi o modelo de educação profissional defendido por Tarquínio. Ao final de nossa pesquisa esperamos trazer a luz o pensamento de Tarquínio sobre a educação profissional e contribuir para a divulgação da história da educação profissional no Império, através de nosso produto


MEMBROS DA BANCA:
Interno - FLAVIO RAIMUNDO GIAROLA
Externa à Instituição - KELLEN CRISTINA SILVA - CEFET-MG
Interno - RAPHAEL FREITAS SANTOS
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 15:58
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7