ANÁLISE CRÍTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Metodologias Ativas – Ensino de Geografia – Educação Profissional e Tecnológica – Processo de ensino a aprendizagem
As metodologias ativas são estratégias utilizadas na construção do conhecimento, que tem com uma das suas características o protagonismo estudantil. A pesquisa visa avaliar e discutir o uso de metodologias ativas no ensino da Geografia em instituições de ensino profissional e tecnológico de nível médio. Serão realizadas pesquisas bibliográficas para revisão teórica sobre as metodologias ativas e o ensino da Geografia. Além disso, serão conduzidas observações em salas de aula, entrevistas com professores, e aplicação de questionários para coletar dados sobre as práticas pedagógicas adotadas e a percepção dos envolvidos. A análise crítica será baseada nos resultados obtidos, buscando identificar os pontos fortes e as limitações das metodologias ativas no ensino da Geografia na educação técnica de nível médio. Serão considerados aspectos como o engajamento dos estudantes, a aprendizagem significativa, a aplicabilidade dos conteúdos geográficos no contexto técnico e o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à disciplina. Ao final do projeto, espera-se apresentar como produto uma sequência didática para aprimorar a utilização das metodologias ativas no ensino da Geografia na educação técnica de nível médio, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e a formação dos estudantes.