Banca de QUALIFICAÇÃO: VALÉRIA LÚCIA FERREIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALÉRIA LÚCIA FERREIRA DE SOUSA
DATA : 22/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/matusalem-de-brito-duarte
TÍTULO:

Expectativas das Famílias dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista Acerca do Ingresso na Educação Profissional e Tecnológica e no Mundo do Trabalho.  


PALAVRAS-CHAVES:

 Estudante, Autismo, Família e Mundo do trabalho


PÁGINAS: 85
RESUMO:

 O objetivo dessa pesquisa é compreender as expectativas das famílias dos alunos com TEA dos anos finais do ensino fundamental diante da possibilidade de ingresso na EPT e no mundo do trabalho. O problema de investigação que orienta a pesquisa sintetiza-se nas seguintes questões: como seria a continuidade acadêmica destes estudantes no que se refere a sua trajetória para o ensino fundamental, especificamente no oitavo e nono ano? Quais as expectativas da família dos estudantes com autismo têm em relação a entrada na EPT e consequentemente no mundo do trabalho? Diante destas problemáticas, torna-se imprescindível pesquisar sobre o Transtorno do Espectro Autista no que que se refere a conceitos e suas características, a evolução da inclusão e a biopolítica neoliberal, o conceito de família na pesquisa, a inclusão do estudante com TEA na legislação e pôr fim a Educação Profissional Técnica de Nível Médio na região do Município de Carmo do Cajuru – MG. A pesquisa proposta será desenvolvida primeiro nas unidades de ensino da rede estadual do Município de Carmo do Cajuru, no ensino fundamental, tendo como sujeitos os pais de alunos com TEA especificamente do oitavo e nono ano e a segunda será desenvolvida junto a pais de estudantes também com TEA que são atendidos no Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado – CMAEE. Esta última tem o objetivo de fazer uma análise comparativa entre os pais de alunos do ensino fundamental e pais de estudantes que são atendidos no CMAEE. A abordagem será qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com os pais dos alunos com TEA do ensino fundamental e grupo focal com alguns familiares de estudantes com autismo do Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado – CMAEE que ainda se encontram na Educação infantil e Ensino fundamental séries iniciais. No que diz respeito à organização, análise e interpretação de dados, com o intuito de responder adequadamente de forma mais fidedigna à questão geral desse estudo, optaremos pela técnica análise de conteúdos conforme proposto  por em Laville e Dione (1999) em seu livro: A construção do saber: manual de Metodologias da Pesquisa em ciências humanas. E também a partir do livro de Bardin: Análise de conteúdo. Após o levantamento e análise dos resultados, será “elaborado” como produto educacional um guia para ser divulgado em formato digital ou impresso que vá de encontro as necessidades dessas famílias de forma a esclarecer e possibilitar a inclusão desses estudantes na EPT e consequentemente no mundo do trabalho. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FERNANDA FLAVIANA DE SOUZA MARTINS - PUCMinas
Externa à Instituição - ANA CAROLINA DE ALMEIDA - CEFET-MG
Presidente - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Interno - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 31/05/2023 08:46
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7