Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCILENE BATISTA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCILENE BATISTA LOPES
DATA : 30/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/matusalem-de-brito-duarte
TÍTULO:

QUE EMPREENDEDORISMO É ESSE? ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE TRABALHO NOS DISCURSOS DO NOVO ENSINO MÉDIO E DAS DIRETRIZES DA EPT


PALAVRAS-CHAVES:

Novo Ensino Médio; Empreendedorismo; Mundo do trabalho; Educação Profissional e tecnológica.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

O empreendedorismo, antes restrito a escolas profissionalizantes ou cursos técnicos, passou a fazer parte do vocabulário de todas as escolas de nível médio, a partir da sua inserção como eixo estruturante na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apesar de a palavra empreendedorismo ser amplamente difundida, sobretudo pela mídia e pelos teóricos e economistas neoliberais, em um mundo onde o trabalho flexível é colocado como realidade e no qual os trabalhadores devam se adaptar, sabemos de forma vaga que ela esta relacionada aos negócios e viés mercadológico. Para fins de ensino e aprendizagem este é um tema novo e, entender se é possível sua abordagem em sala de aula, numa perspectiva ou possibilidade de inserção no mundo do trabalho, não como única opção, tem gerado muitas dúvidas. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a proposta de ensino do eixo estruturante empreendedorismo, previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como parte integrante da carga horária que integra o Itinerário Formativo e a sua abordagem pelos docentes que atuam nas escolas públicas considerando a prática pedagógica e metodologias relacionadas ao mundo do trabalho e seus impactos para a educação profissional e tecnológica. Para o alcance do objetivo geral faremos uma pesquisa bibliográfica abordando o conceito de empreendedorismo em suas diversas concepções teóricas, focando nos meandros do Neoliberalismo como a vertente hegemônica, bem como sua inserção na legislação do Novo Ensino Médio (NEM). Em seguida farei uma autoetnografia enquanto coordenadora da implementação do NEM no meu campo de trabalho, inserindo minhas percepções e fenômenos observados nesse período à frente desse trabalho. Por último será feita uma análise documental com as principais legislações de implementação do NEM, inclusive nas Diretrizes Curriculares da EPT e em outros documentos pedagógicos oficiais que trazem o eixo do empreendedorismo como proposta curricular. Como produto educacional, ainda não definido, pensamos de antemão em propor uma disciplina eletiva sobre empreendedorismo e trabalho problematizando de forma crítica essa modalidade de trabalho. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PAULA DE OLIVEIRA CORTI - IFSP
Presidente - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Interno - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 08:13
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