AVALIAÇÃO DIDÁTICA DE PLATAFORMAS EaD PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES, FRENTE À OFERTA DAS DISCIPLINAS ELETIVAS DO PROFEPT, CAMPUS DIVINÓPOLIS (MG)
EaD, Processos Educacionais, Didática, Significativo e Plataformas.
O presente projeto visa estudar a necessidade de uma melhor compreensão e busca por facilitação do processo de identificação de Plataformas Educacionais para a Educação a Distância (EaD), no mercado atual. Para tanto, através da pesquisa a ser realizada, pretende-se obter respostas para facilitar o trabalho dos atores de qualquer unidade escolar, que desejem incluir conteúdos de maneira on-line para o aluno, bem como ofertar o ensino à distância de maneira significativa, optando por uma ferramenta/Plataforma que não seja apenas um recurso de cunho educacional mas também didático. A partir da problemática apresentada e considerando que a pós-graduação também está inserida neste contexto, tem-se o objetivo geral da pesquisa a ser realizada é de analisar as características e os recursos necessários em uma Plataforma Educacional, para tornar o ensino didático e significativo das disciplinas eletivas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), a partir da percepção dos discentes do campus Divinópolis. Contudo, para que o desenvolvimento da proposta seja atingido, serão agregados ao processo investigativo as metodologias de pesquisa (de campo e bibliográfica), e a utilização de técnicas de coleta e análise de dados. E terá como público-alvo a ser pesquisado os alunos matriculados no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, do CEFET- MG, Campus Divinópolis, que já realizaram pelo ao menos 01 (uma) disciplina eletiva, fazendo uso das plataformas educacionais do programa.