Título em Português: CAMPUS INTELIGENTE: UM DIAGNÓSTICO DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
TEA. Educação Profissional. Cidades Inteligentes. Campus Inteligente. ODS. Autismo.
CAMPUS INTELIGENTE: UM DIAGNÓSTICO DA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ➢ Resumo em Português: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, cognição, aprendizado e interações sociais. No Brasil, estima-se que haja cerca de 4,84 milhões pessoas que possuem o transtorno. Impulsionada pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e pela reserva de vagas em instituições federais de ensino, o número de matrículas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de aluno com TEA, já é uma realidade crescente, no entanto, é necessário preparar as instituições de ensino para receber esses alunos, não apenas em conformidade com a legislação, mas também estruturando o ambiente de ensino e capacitando todos os envolvidos. Nesse contexto, as cidades inteligentes surgem como uma oportunidade para promover a inclusão no ambiente educacional pois utilizam tecnologias de informação e comunicação para melhorar os recursos e oferecer serviços eficientes. Em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes busca promover o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, com inclusão social e redução de desigualdades. Trazendo esse conceito para a EPT, surge o termo Campus Inteligente que busca melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade acadêmica, proporcionando um ambiente de aprendizado mais eficiente e inclusivo não baseado somente na utilização de tecnologias, mas também na infraestrutura, nas questões culturais e funcionais da instituição, bem como as necessidades dos usuários. Diante disso, é necessário questionar se a EPT está realmente preparada para a inclusão de estudantes com TEA e como a utilização de tecnologias inteligentes em um campus pode contribuir. Indagações relevantes para garantir que os alunos com TEA tenham acesso igualitário à educação profissional e se sintam realmente inseridos no ambiente educacional do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí. No intuito de realizar um diagnóstico através de entrevistas com membros do NAPNEE e análise documental, será apresentado como produto educacional uma proposta de planejamento estratégico com foco em superar as barreiras de inclusão enfrentadas por esses discentes.