Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIENE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIENE AZEVEDO
DATA : 26/06/2023
HORA: 16:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/raphael-freitas-santos
TÍTULO:

Extensão no IFMG - Campus Formiga: Fomento à Inclusão, em Especial de Surdos, na Educação Formal 


PALAVRAS-CHAVES:

 EPT - Extensão - Inclusão de Surdos 


PÁGINAS: 37
RESUMO:

O presente estudo consiste em uma pesquisa aplicada de natureza descritiva, que busca analisar a política de extensão no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - campus Formiga e o fomento à inclusão na comunidade externa, em especial a inclusão de surdos na educação formal. A motivação se deu por meio da experiência pessoal de aprendizado de Libras e a convivência com a comunidade surda, além da atuação como intérprete educacional no Ensino Fundamental, o que despertou o interesse em facilitar a inclusão de pessoas surdas na educação formal. Naquela época chamou a atenção a falta de recursos didáticos inclusivos e visuais para surdos, que se comunicam e interagem com o mundo por meio de experiências visuais, de acordo com a definição dada pelo decreto 5.626/2005. Posteriormente, ao trabalhar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, nos envolvemos com a política pública de "Curricularização da Extensão". Surgiu daí a proposta de pesquisa, que tem como finalidade refletir sobre o conceito de extensão na EPT; o conceito de inclusão e o conceito de surdez; identificar as principais iniciativas de extensão no IFMG - campus Formiga; analisar, a partir das ações de extensão, a contribuição da comunidade acadêmica do IFMG - campus Formiga para a inclusão, particularmente a de surdos na educação formal; elaborar um projeto de extensão transdisciplinar e inclusivo para ser desenvolvido IFMG - campus Formiga. A pesquisa se justifica no diálogo da comunidade acadêmica com a sociedade enquanto um pilar da Educação Profissional Tecnológica - EPT e um princípio da extensão. A relevância desse estudo, portanto, está na sua contribuição para o avanço em reflexões e em ações para a inclusão de pessoas surdas na educação formal, em especial na EPT. O estudo utilizará uma abordagem qualitativa. As técnicas de pesquisa empregadas serão a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Uma pesquisa bibliográfica envolve uma revisão e análise de fontes secundárias de informação, como livros e artigos, buscando explorar diversas fontes de informação sobre o tema e identificar lacunas e contribuições para a área. A análise documental é utilizada como fonte primária de pesquisa, com base nas planilhas eletrônicas disponibilizadas pelo Setor de Extensão Inovação Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG - campus Formiga, referente às atividades extensionistas a partir de 2008. Espera-se que a pesquisa resulte em um projeto de extensão transdisciplinar envolvendo estudantes e docentes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Ciência da Computação, com o objetivo de desenvolver um recurso tecnológico, na forma de um aplicativo, que auxilie não apenas os surdos, mas também os demais estudantes com dificuldades nas operações matemáticas básicas. O projeto busca promover a conscientização para a cidadania e contribuir para a transformação de um mundo mais humano, igualitário e justo a partir de um princípio fundamental da EPT: a extensão comunitária.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CAROLINA DE ALMEIDA - CEFET-MG
Interno - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Presidente - RAPHAEL FREITAS SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 09:38
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