O IMPACTO DA MONITORIA NOS CURSOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO EM UM CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS
Educação, EPT, monitoria
O projeto de pesquisa apresentado propõe avaliar os impactos da monitoria nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga. É necessário conhecer o que é e como surge a Educação, as influências, barreiras, transformações e acontecimentos no decorrer do tempo. Além disso, onde e como surge o método de monitoria, a Educação no Brasil, a EPT sua criação e o papel na sociedade, quando é instituída oficialmente a monitoria no ensino brasileiro, as instituições de ensino no Brasil, as ações, perspectivas e prioridades dos governos para a Educação. A proposta de um produto deverá ser realizada após análise documental, entrevistas semiestruturadas com foco nos alunos ingressantes e que estejam participando das atividades de monitoria, monitores, docentes e respectivos responsáveis pelos processos. O produto educacional a ser desenvolvido deverá estar alinhado com o resultado da pesquisa. De qualquer forma, apontando a necessidade de reforçar a divulgação do processo, poderá ser desenvolvido um guia em forma digital e ou impresso a ser distribuído no início do período letivo e nos lançamentos dos editais, destacando a importância e o impacto da monitoria para os alunos e ainda a proposta de um minicurso voltado para os docentes, mostrando como a monitoria pode contribuir no processo educativo