Uso do Pensamento Computacional como ferramenta de auxílio ao ensino na Educação Profissional e Tecnológica
Pensamento Computacional; Geração Z; Legislação.
Os indivíduos nascidos entre 1997 e 2012, em um mundo envolvido pelas novas tecnologias e que usam as mídias digitais como parte integrante de suas vidas, constituem o grupo definido sociologicamente como Geração “Z” e, são caracterizados como, particularmente, proficientes com as novas tecnologias de informação e comunicação. Os estudantes que estão ingressando no ensino técnico na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica fazem parte dessa Geração Z. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem papel fundamental no desenvolvimento da educação e formação profissional no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país, formando profissionais capacitados para atuar nas mais diversas áreas da indústria e comércio, além de oferecer pesquisas e estudos para aprimoramentos tecnológicos, que contribuem para o avanço da ciência e da tecnologia. Aprender a pensar de uma maneira estruturada, como um programador, a desenvolver soluções lógicas para os problemas, a avaliar a eficiência dessas soluções e trabalhar em equipe, são atributos fundamentais para o sucesso no mundo contemporâneo e proporcionam um grande poder para as pessoas que as desenvolvem. Indivíduos da Geração Z tendem a ter mais facilidade em desenvolver essas características, por serem a primeira geração que nasceu imersa na tecnologia digital e com novos hábitos em relação às gerações anteriores. Em uma nova articulação para atualizar o itinerário formativo dos estudantes, o Conselho Nacional de Educação - CNE por meio de Normas, incorporou à BNCC, como novas competências, a “Computação na Educação Básica”, dividida em três Eixos: Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital. A partir dessa temática, essa pesquisa propõe investigar, dentro dessa ação desenvolvida pelo Ministério da Educação - MEC, um de seus aspectos apresentados, o uso do Eixo Pensamento Computacional - PC, como ferramenta de auxílio para os docentes, nas disciplinas dos cursos técnicos integrados da Rede Federal de Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico.