Banca de DEFESA: FABIO JUNIOR DINIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIO JUNIOR DINIZ
DATA : 15/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CEFET-MG - Campus Divinópolis - Rua Álvares de Azevedo 400 - Bela Vista - Divinópolis -
TÍTULO:

COMUNICAÇÃO PÚBLICA DIGITAL E RELACIONAMENTO COM A
COMUNIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação pública, comunicação digital, Tecnologias da Informação e Comunicação, educação
profissional.


PÁGINAS: 192
RESUMO:

A presença das Tecnologias da Informação e Comunicação na vida das pessoas no mundo atual trouxe-nos a um modelo social que se tem chamado de Sociedade da Informação, cujos avanços impulsionaram a utilização da internet como um espaço virtual de convívio e interação entre as pessoas. Tal fato levou a uma alteração nas relações sociais, permitindo que os indivíduos participem efetivamente dos processos de comunicação, se organizem e conectem-se por meio de redes digitais com os demais integrantes da comunidade, com outras comunidades, com empresas, organizações e órgãos públicos. Estes últimos,devido ao seu próprio caráter governamental, devem se preocupar em estabelecer essas relações com o cidadão de forma democrática e participativa. Neste sentido, ao tratar-se de uma instituição de ensino público federal, profissional e tecnológico, tal preocupação deve ser ainda maior, pois por sua própria natureza, estas instituições escolares necessitam tornar-se próximas do ambiente em que estão inseridas,de modo a fortalecer a educação profissional através do relacionamento com a comunidade local, visandoo desenvolvimento regional. Com este entendimento, este estudo teve por objetivo principal investigar a importância da relação de uma instituição de ensino profissional e tecnológico – o Campus Bambuí do Instituto Federal de Minas Gerais – com a comunidade através da internet, sob a ótica da comunicação pública. Para isso, foram analisadas suas ações de comunicação em seus meios digitais – portal institucional e redes sociais – identificando informações publicadas, seus conteúdos, o perfil dos visitantes e as características de suas interações com a instituição nestes espaços virtuais. Após a análise destes dados, desenvolveu-se como produto educacional da pesquisa um guia orientativo, em um modelo de cartilha de planejamento estratégico de comunicação utilizando matriz SWOT, com o objetivo de orientar e capacitar gestores e servidores da instituição em suas ações de comunicação com o público e com a sociedade, visando a participação e o envolvimento cada vez maior do cidadão e da comunidade com ainstituição, e contribuindo dessa forma para o fortalecimento da educação profissional no Brasil. O produto foi aplicado junto à equipe atuante na comunicação da instituição, recebendo avaliação muito positiva dos participantes, sendo então considerado aprovado para o intuito em que foi proposto. Com isso, entenderam-se como atendidos os objetivos propostos neste estudo, pois foi possível verificar a importância da comunicação digital para a instituição, em um contexto de comunicação pública, bem como entender as características de sua relação com a comunidade através da internet, e assim desenvolveu-se um produto educacional que pôde levar aos gestores orientações para uma eficiente atuação junto à comunidade através da internet, promovendo assim, educação, cidadania e participação democrática.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS - UEMG
Interno - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Presidente - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 11/09/2023 09:54
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