Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZIELLE PEREIRA FROIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRAZIELLE PEREIRA FROIS
DATA : 29/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/atp-ujtf-jzs
TÍTULO:

A EPTNM e a Formação do Espírito Científico: Aportes da Pedagogia de Gaston Bachelard


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Médio; Educação Integrada; Formação Científica; Pedagogia; Gaston Bachelard.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

A situação geradora deste projeto de pesquisa é referente à formação do espírito científico da juventude que frequenta a modalidade integrada da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Essa modalidade de educação é de tempo integral e contempla a formação cultural, científica e técnica. Nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica de 2021, um dos princípios da EPT é a adoção da pesquisa como princípio pedagógico, tendo como finalidade a formação científica dos estudantes. Tendo essa questão de fundo como referência, o presente projeto é para uma pesquisa sobre a pedagogia de Gaston Bachelard contida na obra A Formação do Espírito Científico. O foco de Bachelard nessa obra é sobre a noção de obstáculos epistemológicos. Entretanto, ao lidar com a questão dos obstáculos epistemológicos, Bachelard também indica elementos para uma pedagogia da superação desses obstáculos e, consequentemente, uma pedagogia da formação do espírito científico. Face ao exposto o problema de pesquisa aqui proposto é dirigido à referida obra: qual é a pedagogia pensada por Gaston Bachelard para a formação do espírito científico? A meta é apropriar essa pedagogia da superação de obstáculos epistemológicos presente na obra de Bachelard e, a partir dessa apropriação, elaborar um produto educacional voltado para a docência na EPTNM. Um produto educacional que apresente aos professores a pedagogia da superação de obstáculos epistemológicos como uma referência para o planejamento e execução de aulas ou projetos de ensino. Trata-se, pois, de uma pesquisa de natureza teórica e em fontes bibliográficas. No tocante ao método a pesquisa será orientada nos termos da análise de conteúdo, o que equivale à realização de sucessivas leituras que partem de explorações iniciais, passam pela elaboração e refinamento de categorias e releituras visando à seleção e coleta de conteúdos significativos para posterior análise. Com base na pesquisa, a tarefa seguinte consiste na elaboração do referido produto educacional cuja forma ainda será definida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSE GERALDO PEDROSA
Externa à Instituição - KELLEN CRISTINA SILVA - UFMG
Interno - LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO
Notícia cadastrada em: 12/09/2023 09:06
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10