O estágio profissional supervisionado no IFMG - Campus Formiga
Estágio; EPT; Trabalho
Esta dissertação teve como objetivo compreender e avaliar o significado do estágio profissional supervisionado no contexto do Ensino Médio Profissional e Tecnológico. A conexão escola-trabalho é princípio da educação profissional tecnológica (EPT) que inclui a prática do estágio como atividade capaz de desenvolver no estudante habilidades e competências que podem prepará-lo para o mundo do trabalho. Neste contexto, a pesquisa teve como foco o entendimento da experiência vivida no estágio profissional obrigatório e não obrigatório, sua conexão prática com a teoria acadêmica e sua contribuição para a inserção no mercado de trabalho ou na continuidade dos estudos na área de formação técnica cursada pelo discente. A pesquisa foi desenvolvida com método qualitativo, com pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada aplicada no grupo escolhido: egressos que realizaram estágio não obrigatório e egressos que realizaram estágio profissional supervisionado (obrigatório). A interpretação dos dados coletados demonstrou que o estágio, seja ele obrigatório ou não, pode ser uma atividade relevante para a inserção no mundo do trabalho. As reflexões e conclusões da pesquisa resultaram na elaboração de produto educacional: um roteiro e vídeo educacional/instrucional com o propósito de estreitar e fortalecer a conexão entre escola-trabalho. O locus estudado foi o IFMG – Campus Formiga, no seu Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio.