Banca de DEFESA: SANDRA PEREIRA CAMPOS CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA PEREIRA CAMPOS CARDOSO
DATA : 03/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de minas Gerais – Campus Nova Suíça – sala 330
TÍTULO:

A Educação Ambiental como princípio educativo em espaços não formais


PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental, Educação Profissional e Tecnológica, Espaços não-formais.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Profissional e Tecnológica é essencial, principalmente por atender às necessidades locais e formar cidadãos críticos. Nessa perspectiva, a formação integral proposta pela Educação Profissional e Tecnológica, visa formar o ser humano para a vida e para o trabalho e a Educação Ambiental é parte indissociável dessa formação. Neste sentido, a Educação Profissional e Tecnológica com modalidade educacional, com vistas à preparação para o exercício de profissões, pode se estabelecer em espaços de educação formal e não formal. Assim, o desenvolvimento deste estudo, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, ratifica-se pela necessidade de formação/capacitação humana e integral de profissionais inseridos no mundo do trabalho em ambiente não formal de aprendizagem. Partindo disto, este estudo dissertativo teve como objetivo geral analisar a dinâmica do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente do município de Luz/MG e contribuir para o processo de formação integral na atuação profissional e cidadã vivenciada por esse grupo. E teve como objetivos específicos: estudar elementos relacionados com a sustentabilidade ambiental, educação ambiental, planejamento ambiental e relação meio ambiente e educação profissional e tecnológica;investigar a percepção ambiental dos conselheiros de meio ambiente, identificando suas concepções prévias no tocante à arborização urbana, contribuindo para a formação de cidadãos com uma leitura crítica da realidade ambiental; analisar o Regimento Interno do CODEMA e elaborar um produto educacional para a práxis da educação ambiental, que contemple a temática arborização urbana, com vistas à gestão participativa e a uma formação humana e integral. Optou-se, nesta pesquisa, pela abordagem qualitativa, que é conduzida dentro do ambiente natural e está situada dentro do contexto dos participantes, permitindo um melhor envolvimento entre pesquisador e envolvidos. Para a coleta de dados foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente aos conselheiros titulares do CODEMA. Como resultado das entrevistas, os conselheiros evidenciaram que ações de formação, capacitação, aperfeiçoamento e informação continuada em questões relacionadas ao meio ambiente, são necessárias para melhor desempenharem suas atribuições no CODEMA. Observou-se que a grande maioria dos entrevistados, manifestou e sugeriu a elaboração de uma guia ou manual de arborização urbana, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade da vida no município, através da gestão da arborização. Então, essa pesquisa desenvolveu como produto educacional, um Guia de Arborização Urbana, como estratégia pedagógica de capacitação profissional e formação cidadã do CODEMA. Os participantes da pesquisa, demonstraram de forma satisfatória a replicação do produto, podendo ser aplicado não só no CODEMA, mas também em escolas e para a população em geral, proporcionando subsídios para a formação de cidadãos conscientes do seu papel em relação às questões da arborização urbana. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com o desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Profissional e Tecnológica, contribuindo com a formação omnilateral, possibilitando aos indivíduos o preparo para o trabalho, para o exercício da cidadania e também para a vida.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALEXANDRA DO NASCIMENTO PASSOS - UEMG
Interno - MATUSALEM DE BRITO DUARTE
Presidente - VANDEIR ROBSON DA SILVA MATIAS
Notícia cadastrada em: 18/09/2023 11:13
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