Banca de DEFESA: CLEUSA APARECIDA RIBEIRO ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEUSA APARECIDA RIBEIRO ROCHA
DATA : 02/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sabina-maura-silva
TÍTULO:

A influência da afetividade na relação professor-aluno para a construção da autoestima profissional dos estudantes da Educação Profissional E Tecnológica.


PALAVRAS-CHAVES:

Afetividade, Relação professor-aluno, Aprendizagem, Autoestima, Educação Profissional Tecnológica.


PÁGINAS: 211
RESUMO:

A pesquisa desenvolvida tem como objeto de estudo a afetividade, no nível da relação professor-aluno, e sua influência para a construção da autoestima profissional dos estudantes da EPT. O problema que orienta a pesquisa sintetiza-se na seguinte questão: como a afetividade nas relações professor-aluno, contribui para o desenvolvimento da autoestima profissional dos estudantes da EPT? A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, tendo como campo empírico as unidades de ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), integrante do Sistema S, situadas na cidade de Divinópolis, MG, tendo como sujeitos os estudantes maiores de idade matriculados nos Cursos Técnicos Noturnos presenciais, na forma subsequente e os professores atuantes nessa forma de ensino. O objetivo geral da pesquisa é compreender o papel da afetividade na relação professor-aluno, tendo em vista apreender como dimensão afetiva dessa relação pode contribuir para o desenvolvimento da autoestima profissional dos estudantes da EPT. Para alcançar esse objetivo, além de revisão de literatura, foram analisadas as respostas dos sujeitos da pesquisa Os resultados mostram que a afetividade na relação entre professor-aluno influencia na aprendizagem e na construção da autoestima profissional, conforme percebido no estudo teórico. Os resultados subsidiaram a produção do produto educacional, a Cartilha Afetividade e Autoestima na EPT, elaborada em formato textual, a qual traz orientações e sugestões de textos para leitura, essenciais para colaborar com os professores em sua atuação pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ HELENO FERREIRA - UEMG
Interna - MARIA ADELIA DA COSTA
Presidente - SABINA MAURA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/09/2023 11:26
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7