CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: estudo de caso sobre projetos integradores em um curso de meio ambiente da RFEPCT
Currículo Integrado. Projetos integradores. EPTNM.
Este trabalho foi escrito no intuito de apresentar os resultados obtidos na pesquisa de dissertação de mestrado intitulada: currículo integrado na educação profissional técnica de nível médio: estudo de caso sobre projetos integradores em um curso de meio ambiente da RFECPT. São extensas as discussões que tratam das dificuldades das instituições de ensino técnico e tecnológico em efetivar o ensino integrado. Isso ocorre, embora exista um documento base com instruções, princípios e finalidades definidas. Não foi diferente com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - campus Bambuí, que possui vários cursos técnicos de nível médio na modalidade integrada. Na tentativa de vencer estas dificuldades, foi criado no campus o Curso Técnico em Meio Ambiente, com base em ações e projetos integradores, no intuito de vencer as dificuldades apresentadas e ser referência para os demais cursos. O objetivo da pesquisa foi compreender os usos e os êxitos dos projetos integradores nas práticas de ensino do curso técnico em meio ambiente (EPTNM) do Campus de Bambuí do IFMG. O método utilizado consistiu na análise documental de seus projetos, assim como em entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores que trabalham/trabalharam no curso. Entre as descobertas estão uma série de êxitos referentes à descompartimentalização do currículo e práticas de integração disciplinar. O produto educacional que resulta da pesquisa é um folder cuja finalidade é proporcionar visibilidade às ações exitosas de integração curricular.