AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ENTRE SABERES E PRÁTICAS
Avaliação da aprendizagem. Saberes e práticas educacionais. Educação profissional e tecnológica. Reprovação.
A avaliação, um elemento crucial no contexto escolar, frequentemente é mal interpretada e reduzida a meros testes de conhecimento. Mesmo docentes de ensino superior, como eu, enfrentam desafios em desenvolver avaliações apropriadas. No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essa tarefa é amplificada devido à necessidade de uma formação integral do discente. Esta pesquisa qualitativa, focada nos docentes da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio - EPTNM do CEFET-MG, buscou entender como os educadores formam seus saberes avaliativos e as práticas associadas. Os dados empíricos foram coletados por meio de questionário enviado a docentes atuantes em Divinópolis e Araxá, locais que apresentam um menor e maior índice de reprovação, respectivamente, segundo a pesquisa de Silvas (2018). Os resultados mostraram uma lacuna na preparação dos docentes para avaliações, mesmo entre aqueles com formação em licenciatura, bem como um possível paralelo entre os contextos dos docentes dos lócus escolhidos, a fim de possivelmente justificar a sumária diferença entre os índices de reprovação dos discentes em ambas as unidades. Como produto educacional, um Podcast foi produzido com base nos resultados da pesquisa, a fim de informar e apoiar outros educadores na EPT, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos da avaliação. Este trabalho é significativo para a educação brasileira, preenchendo uma lacuna em pesquisas sobre a temática da avaliação na EPT.