INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO.
Trabalho com a leitura literária. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio
A presente pesquisa tem como tema os novos direcionamentos e demandas quanto ao trabalho com a leitura literária e a promoção dos letramentos nos anos finais da educação básica, a partir do uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). O objetivo geral do estudo foi identificar qual é o lugar atribuído às TIDC por professores de Língua Portuguesa durante o trabalho com a leitura literária realizado em cursos da modalidade integrada da educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) em escolas públicas estaduais da região centro-oeste mineira para, a partir desses dados, implementar um webinário sobre uso das TDIC na formação do leitor de literário nesse contexto. As justificativas para a realização do estudo foram o percurso profissional dos docentes e a relação que estabelecem com o estudo do texto literário e o uso das TDIC. Nestes termos, o trabalho adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa de campo que utilizou como instrumento um questionário online para a obtenção dos dados. A partir da aplicação do instrumento de coleta de dados, o retorno das informações apontou temas que foram abordados no webinário – produto educacional desta pesquisa – que, depois de executado, também foi avaliado e serviu de reflexão na dissertação. Todo esse processo permitiu constatar que muitos docentes que atuam nas instituições pesquisadas reconhecem o valor e a importância do estudo do texto literário, mas encontram dificuldade de aplicar as TDIC como estratégia de intervenção pedagógica e extrapolar a ideia de utilidade do texto literário. Nestes termos, após a aplicação e a avaliação do Produto Educacional planejado a partir da investigação realizada, observa-se que os sujeitos de pesquisa reconhecem a necessidade de formação continuada sobre a temática, indicando que o produto educacional deve ser replicado em outros contextos e alcance outros espaços de formação.