Acompanhamento de egressos da Educação Profissional e Tecnológica: um passo na concepção e gestão de políticas educacionais
Acompanhamento de egressos. Mercado de trabalho. Avaliação.
A Educação Profissional e Tecnológica faz parte do percurso formativo de muitos estudantes e, nas suas mais diversas modalidades, tem grande importância no desenvolvimento econômico brasileiro como formadora de mão de obra qualificada para o trabalho. Parte importante desta modalidade educacional, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - EPT, projeta suas ações no sentido de uma educação baseada no desenvolvimento integral do indivíduo, preparando-o para a inserção profissional, mas também, para a sua emancipação humana. Nas instituições educacionais, de uma forma geral, o acompanhamento dos egressos tem se mostrado uma importante ferramenta de auto avaliação que permite, a partir do ponto de vista destes indivíduos, produzir elementos que refletem os resultados de suas próprias ações e que se desdobram em elementos de planejamento de suas políticas e ações. Na Rede EPT, no entanto, esse movimento ainda é pouco difundido. Neste sentido, este estudo se propõe, através de uma pesquisa exploratória no âmbito do CEFET-MG, investigar, através dos seus gestores e suas impressões, quais são dificuldades e demandas existentes no que se refere este tema, para, com isso, elencar subsídios e informações na expectativa de embasar o desenvolvimento de um produto educacional voltado a auxiliar gestores da Rede EPT no acompanhamento dos egressos de suas instituições.