Desafios e Possibilidades para Inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA na Educação Profissional e Tecnológica
Transtorno do Espectro Autista. Educação Profissional e Tecnológica Educação Inclusiva. Formação Técnica e diversidade.
Cada vez mais o espaço escolar está se transformando com a diversidade, ou seja, somente pelo conhecimento que vamos conseguir promover uma educação inclusiva em todas as modalidades de ensino. A realização deste projeto vai de encontro à importância que se oferecer esclarecimentos sobre o tema a todos que convivem com estudantes com TEA, para que possam desenvolver, adaptar, flexibilizar e aperfeiçoar práticas educativas no âmbito da EPT, perfazendo assim possibilidades, reconhecimento e indagações das possíveis barreiras e possibilidades no processo de inclusão dos alunos com TEA na formação integrada dos estudantes do Ensino Médio integrado a Educação Profissional Técnica. Durante a pesquisa pretendemos analisar as perspectivas levantas pelos professores, coordenadores de cursos, estudantes em geral, estudantes com TEA e os respectivos profissionais que atuam no apoio pedagógico, além dos responsáveis legais pelos estudantes. Espera-se que com a pesquisa seja realizado um mapeamento de como está sendo feito o processo de inclusão dos estudantes com TEA nos cursos técnicos integrados da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica bem como a identificação e proposição de ações para estudantes dos cursos técnicos integrados do CEFET-MG Campus Divinópolis. Com o desenvolvimento da pesquisa vamos fortalecendo novas possibilidades de ações junto à comunidade escolar, com o intuito de propor um evento ao final do projeto, que pode ser a proposição de um Seminário de Educação Inclusiva para a EPT, com foco no problema de pesquisa, propiciando um espaço de reflexão e formação continuada, proporcionando um olhar inclusivo de todos os envolvidos no processo educacional. Espera-se que a partir da análise dos dados coletados seja apresentado um aprofundamento sobre a realidade vivenciada pelos estudantes e professores, identificando necessidades e contribuindo com propostas de reformulação, adaptações e flexibilização da grade curricular dos cursos de formação técnica, visando contribuir com a capacitação dos profissionais de educação, para fins de possibilitar uma inclusão de qualidade e o atendimento equânime da diversidade.