Mal-estar na discência: estudo sobre o estado da saúde dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrado
EPTNM. Juventude. Saúde. Sociedade.
A Organização Mundial da Saúde define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Esta definição considera o indivíduo em suas dimensões corporal, psicológica e relacional, compondo uma unidade indissociável. Deste modo, quando qualquer uma destas dimensões não estiver bem, tem-se o adoecimento ou mal-estar. A maior parte dos estudantes, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrado, encontra-se na juventude. Uma tarefa importante a ser desenvolvida pelo jovem é a construção da identidade pessoal, sexual e profissional. Este processo é influenciado pelos ambientes de convivência, principalmente escola, amigos e mídia. As questões de saúde nesta fase da vida estão frequentemente relacionadas a dificuldades com família, escola, grupos, atividade sexual e gravidez precoce, uso e abuso de álcool, tabaco, drogas e outras substâncias; saúde mental e comportamental. Na prática clínica odontológica, ao realizar a anamnese com os estudantes do Ensino Técnico integrado do CEFET-MG no campus onde trabalho, é possível identificar acometimentos físicos que estão diretamente relacionados ao estresse, à ansiedade e à depressão. A saúde é uma questão central no processo de formação do jovem estudante, pois o adoecimento afeta a disposição, a atenção e a socialização, fatores indispensáveis à aprendizagem. Essa pesquisa, de natureza empírica e abordagem quantitativa, visa diagnosticar o estado da saúde dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrado, em relação à depressão, à ansiedade e ao estresse. O instrumento de coleta de dados a ser utilizado é a escala de domínio público para depressão, ansiedade e estresse (DASS 21), para definir, mensurar e compreender esses três transtornos. A finalidade da pesquisa é contribuir para a discussão e o desenvolvimento de intervenções educativas institucionais para a prevenção do adoecimento e promoção de saúde na escola. A partir da pesquisa será confeccionado um produto educacional direcionado aos docentes contendo orientações sobre como reconhecer e lidar com alunos com problemas de adoecimento ou mal-estar.