Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANE MARQUES ROBERTO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILANE MARQUES ROBERTO RODRIGUES
DATA : 20/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/josimar-dos-reis-de-souza
TÍTULO:

Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: contribuição para a permanência e êxito no Curso Técnico em Mineração, modalidade Concomitante e Subsequente do CEFET-MG, Campus Araxá. 


PALAVRAS-CHAVES:

Direito à educação, Evasão Escolar, EPT. 


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Este estudo visa analisar a problemática da Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal): o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) - Campus Araxá. O foco da análise recai sobre o Curso Técnico de Nível Médio em Mineração, nas modalidades concomitante e subsequentemente, oferecidas no período noturno. Reconhecendo que a evasão escolar é um fator complexo e multifatorial, influenciado por fatores socioculturais, econômicos, políticos e educacionais, a relevância deste estudo encontra-se em enriquecer o debate sobre essa temática e contribuir com a busca de soluções efetivas para esse desafio crítico da educação brasileira. Desse modo, objetiva-se estabelecer um panorama da relação entre educação, escolas e sociedade, com ênfase na compreensão das razões que levam os alunos a abandonar esse curso específico. Para atingir esse objetivo, adota-se uma abordagem que inclui uma revisão da literatura destacando o contexto histórico do direito à educação, da educação EPT e da evasão escolar, situando-as dentro do contexto social, político e econômico, visando apresentar a conjuntura do pensamento atual das instituições de ensino sobre essa temática. Posteriormente, objetiva-se o diagnóstico em relação a essa temática na instituição de ensino supracitada, por meio de um monitoramento das taxas de evasão, no referido curso, por um período de cinco anos (2018 a 2022). Por fim, busca-se reflexões críticas sobre a evasão escolar na EPT por meio da análise das percepções dos diferentes sujeitos envolvidos no processo educacional, e o desenvolvimento de estratégias para a redução dos índices de evasão no Campus Araxá. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, as entrevistas e os questionários. Como propostas de produto educacional, sugere-se a criação de uma Comissão de Permanência e Êxito, que concentrar-se-á em propor e implementar ações contínuas para redução dos índices de evasão escolar, em todos os níveis e modalidades de ensino oferecidos na instituição


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FLÁVIA DE OLIVEIRA SANTOS
Interno - JOSIMAR DOS REIS DE SOUZA
Externo ao Programa - NATAL JUNIO PIRES
Notícia cadastrada em: 30/11/2023 11:25
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