Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: contribuição para a permanência e êxito no Curso Técnico em Mineração, modalidade Concomitante e Subsequente do CEFET-MG, Campus Araxá.
Direito à educação, Evasão Escolar, EPT.
Este estudo visa analisar a problemática da Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal): o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) - Campus Araxá. O foco da análise recai sobre o Curso Técnico de Nível Médio em Mineração, nas modalidades concomitante e subsequentemente, oferecidas no período noturno. Reconhecendo que a evasão escolar é um fator complexo e multifatorial, influenciado por fatores socioculturais, econômicos, políticos e educacionais, a relevância deste estudo encontra-se em enriquecer o debate sobre essa temática e contribuir com a busca de soluções efetivas para esse desafio crítico da educação brasileira. Desse modo, objetiva-se estabelecer um panorama da relação entre educação, escolas e sociedade, com ênfase na compreensão das razões que levam os alunos a abandonar esse curso específico. Para atingir esse objetivo, adota-se uma abordagem que inclui uma revisão da literatura destacando o contexto histórico do direito à educação, da educação EPT e da evasão escolar, situando-as dentro do contexto social, político e econômico, visando apresentar a conjuntura do pensamento atual das instituições de ensino sobre essa temática. Posteriormente, objetiva-se o diagnóstico em relação a essa temática na instituição de ensino supracitada, por meio de um monitoramento das taxas de evasão, no referido curso, por um período de cinco anos (2018 a 2022). Por fim, busca-se reflexões críticas sobre a evasão escolar na EPT por meio da análise das percepções dos diferentes sujeitos envolvidos no processo educacional, e o desenvolvimento de estratégias para a redução dos índices de evasão no Campus Araxá. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, as entrevistas e os questionários. Como propostas de produto educacional, sugere-se a criação de uma Comissão de Permanência e Êxito, que concentrar-se-á em propor e implementar ações contínuas para redução dos índices de evasão escolar, em todos os níveis e modalidades de ensino oferecidos na instituição