DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ADOTADAS POR PROFESSORES DA EPTNM.
Divulgação científica, Educação Profissional e Tecnológica, Comunicação, Professores da EPTNM.
A divulgação científica tem sido um importante meio de democratização do conhecimento (BRASIL, 2018, p.11). Tendo isso em consideração, este trabalho propõe a responder à seguinte pergunta: como está se dando a produção de peças de divulgação científica feitas por professores do ensino médio integrado?, buscando, assim, responder ao seu objetivo de geral de mapear a produção de peças de divulgação científica feita por professores de EPTNM, com vistas a identificar temas a serem abordados em um produto educacional que auxilie na ampliação da eficácia dessas ações docentes ou na superação de possíveis dificuldades que encontrem nos processos empregados. Para tanto, se propõe a executar uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa e que adotará, como procedimentos investigativos, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Enquanto a primeira recorrerá à leitura de livros, capítulos, artigos, teses, dissertações e outras produções acadêmicas com vistas não só a mapear a produção sobre a temática, mas também a fundamentá-la e a discuti-la; a segunda terá como corpus documentos reguladores da educação profissional técnica, em particular na sua modalidade de nível médio, buscando identificar se a divulgação científica vem sendo abordada e de que modo o papel do docente nessa 42divulgação tem sido configurado. Já o terceiro procedimento, a pesquisa de campo, terá como local de realização o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, em suas unidades Nova Suíça e Timóteo, localizadas respectivamente nas cidades de Belo Horizonte e Timóteo. Para coleta de dados, será utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário e suas respostas, uma vez sistematizadas, serão analisadas com base nos fundamentos e orientações da análise de conteúdo (BARDIN 2016). Esses dados servirão de norte para a elaboração de um produto educacional ainda por ser definido entre quatro opções que julgamos pertinentes. A primeira consistiria em um curso que exploraria a divulgação científica e seu processo de uma perspectiva mais teórica. A segunda teria um conteúdo semelhante à primeira, mas focaria na prática da produção, sendo apresentada sob a forma de uma oficina. O terceiro produto possível seria um site contendo informações cruciais sobre a produção de divulgação científica na EPT. A quarta possibilidade consistiria em um podcast que reuniria professores, técnicos e estudantes envolvidos em projetos de geração de conhecimento científico.