Inclusão escolar e Transtorno do Espectro Autista: práticas educativas no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, formação de professores
O presente trabalho tem o objetivo analisar como está sendo a inserção dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no Cefet MG Campus Divinópolis, tendo em vista que a escola apresenta uma política de ingresso por cota para pessoas com deficiência e possui um quadro discente com alunos público alvo da pesquisa. A abordagem da fundamentação metodológica é caráter qualitativo, será realizada pesquisa bibliográfica e documental para aprofundamento do tema em estudo. Serão realizadas também entrevistas com um aluno autista, o professor de apoio do mesmo, um professor e um membro da equipe do NAAPI. Para a análise das entrevistas será utilizada a análise do discurso. A proposta de produto educacional, a princípio, é oferecer um minicurso online de formação para professores e professores de apoio de alunos autistas com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre as práticas educativas adequadas ao lidar com estudantes e posteriormente será desenvolvido um material de apoio impresso para orientar esses profissionais suas práticas pedagógicas em sala de aula.