Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR AFFONSO LOPES SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VITOR AFFONSO LOPES SILVEIRA
DATA : 31/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Microsoft Teams
TÍTULO:

Desenvolvimento de Compósito Cimentício a partir do Reaproveitamento do resíduo sólido da lagoa de rejeitos da Indústria de Louças Sanitárias.

 

PALAVRAS-CHAVES:

Cerâmica Sanitária, Resíduo, Reutilização, Substituição

 

PÁGINAS: 48
RESUMO:

O processo de fabricação da cerâmica sanitária acarreta na geração de resíduos industriais com diferentes características, obtidas em função das etapas do processamento a qual são gerados e dos produtos fabricados. Neste segmento, os principais resíduos obtidos são: restos de matéria prima, produtos acabados fora de especificação e lamas provenientes do tratamento de água, operações de limpeza e etapas de aplicação de esmalte. A composição desses resíduos é similar às matérias primas. Dessa forma, diversos trabalhos têm sido desenvolvidos no sentido de se valorizar materiais dessa natureza. Acredita-se que eles podem ser utilizados como matéria prima suplementar na produção de utensílios da construção civil. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi estudar o potencial de reutilização do resíduo sólido acumulado na lagoa de decantação de uma empresa fabricante de cerâmica sanitária localizada no triângulo mineiro. Para isso, foram coletadas amostras de todas as matérias primas, bem como do resíduo sólido. Foi realizada a caracterização química e física das amostras e para o resíduo, avaliada sua atividade pozolânica. Baseados nas normas ABNT, serão confeccionados corpos de prova com substituição parcial de cimento, em massa, para representar um mesmo volume do cimento por resíduo e com estes corpos de prova serão realizados ensaios como o de resistência a compressão, módulo de ruptura a flexão, perda ao fogo, retração linear, deformação piroplástica, absorção de água. 

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - DOMINGOS SAVIO DE RESENDE
Interno - ALEXANDER MARTIN SILVEIRA GIMENEZ
Interno - AUGUSTO CESAR DA SILVA BEZERRA
Interna - MARCELA MAIRA NASCIMENTO DE SOUZA SOARES
Notícia cadastrada em: 04/01/2022 11:26
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10